Proposta do governo do Estado aprovada na Aleac estabelece que ponte sobre o rio Iaco, em Sena Madureira, se chamará Frei Paolino Maria Baldassari

A ponte sobre o Rio Iaco, em Sena Madureira, irá se chamar Frei Paolino Maria Baldassari (Padre Paolino), homenagem proposta em Projeto de Lei pelo governo do Estado, aprovado pelos deputados estaduais na ordem do dia desta quarta-feira, 22.  A PL é de autoria dos deputados: Gene Diniz, Gilberto Lira, Pablo Bregense e Tanízio Sá, todos de Sena Madureira.

Ponte sobre o Rio Iaco ligará o Centro ao Segundo Distrito de Sena Madureira. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A obra está sendo realizada pelo governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), com recursos próprios equivalentes a R$ 36 milhões, na construção de  estrutura principal com 200 metros e uma extensão total de 232 metros com as rampas de acesso. A previsão de entrega é para dezembro de 2023.

A ponte Padre Paolino vai tirar do isolamento mais de 2.500 pessoas que moram no Segundo Distrito do município. A região é uma das mais antigas da cidade e engloba as comunidades São Francisco, Niterói e Quintal Florestal.

O governador Gladson Cameli agradeceu o apoio dos parlamentares na aprovação da PL, em especial os de Sena Madureira, considerando como justo que essa homenagem a uma personalidade de grandes feitos sociais pelas comunidades mais carentes do município seja nominando uma obra de tamanha relevância social para as comunidades da região como um todo.

“O município merece esse presente por tudo que o Padre representou para aquela região”.

Segundo o deputado estadual Manoel Moraes, essa homenagem é mais do que justa porque atende os anseios da sociedade em geral, que reconhece a importância de Padre Paulino para o município. “Sentimento compartilhado por políticos de Sena [Madureira], moradores, trabalhadores rurais e, principalmente, os ribeirinhos”, Lembrou Moraes.

Padre Paolino

Nascido na Itália, o religioso chegou a Sena Madureira em 1963 e, além do trabalho religioso, atuou em várias áreas. Ele fundou escolas, ofereceu atendimento na área da saúde dos ribeirinhos, dentre tantas outras obras sociais. Padre Paolino faleceu no dia 8 de abril de 2016, em Rio Branco, aos 90 anos de idade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter