Apresentada em Belém (PA), em março deste ano, a proposta do governo do Acre para a criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia foi aprovada e ratificada nesta sexta-feira, 1°, durante o Fórum dos Governadores da Amazônia Brasileira, em Manaus (AM).
O Fórum faz parte da programação do “Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira para a Rio+20”. O encontro tem como objetivo discutir uma proposta de desenvolvimento sustentável para a região amazônica, que será expressa na Carta da Amazônia Brasileira para a conferência ambiental, que acontece este mês, no Rio de Janeiro.
De acordo com o vice-governador César Messias, que está em Manaus participando do encontro de governadores, a proposta do Acre que foi aprovada na reunião será encaminhada para a presidente Dilma Rousseff.
Leia mais Carta do Governo do Acre ao Fórum de Governadores da Amazônia Tião Viana e governadores da Amazônia discutem documento que será apresentado na Rio + 20 |
O vice-governador explica que a proposta é de que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Sustentável seja composto pela própria presidente Dilma Rousseff, por um representante do Ministério do Meio Ambiente, um representante do Ministério das Relações Exteriores e um da Defesa, além de governadores da Amazônia.
César Messias ressaltou que o governo do Acre busca políticas para fortalecer a Amazônia, pois há carência de políticas específicas para a região.