Pronatec alcança os municípios de difícil acesso do Acre

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. No Acre, por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi (IDM), o Pronatec também está presente nos municípios de difícil acesso do estado.

Em Cruzeiro do Sul, alunos do Ceflora participam de seminário sobre Educação Profissional (Foto: Arquivo IDM)
Em Cruzeiro do Sul, alunos do Ceflora participam de seminário sobre Educação Profissional (Foto: Arquivo IDM)

Para atender todo o território acreano, a autarquia funciona como uma rede dinâmica. As unidades descentralizadas do IDM se multiplicaram e novos cursos de formação inicial e continuada são oferecidos nas mais diversas áreas profissionais, levando-se em conta as peculiaridades e as necessidades de cada localidade.

Para tanto, a instituição elabora e executa projetos de implantação e manutenção de unidades descentralizadas de educação profissional, conhecidos como os centros de Educação Profissional. Por todo ointerior, existem três unidades de ensino em operação: o Centro de Formação e Tecnologias da Floresta (Ceflora), em Cruzeiro do Sul, atua como unidade regional do Juruá. Já o Centro de Educação Profissional e Tecnológica João de Deus está em Plácido de Castro e atua como unidade regional do Baixo Acre. E o Núcleo de Educação Profissional do Polo Moveleiro de Xapuri funciona como núcleo regional da região do Alto Acre.

Por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), que atua em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o Pronatec chegou aos 22 municípios do Acre, sendo que, de 2005 até os dias atuais, mais de 55 mil pessoas nas zonas urbana e rural foram beneficiadas com o ensino técnico e profissionalizante no estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter