Pronasci nas comunidades

Integração de programas e ações é levada aos bairros  do Segundo Distrito de Rio Branco

pronaci_02.jpg

O Benfica é o primeiro de uma série de núcleos do Pelc que começaram a ser implantadosa partir da inserção do Acre no Pronasci (Foto: Angela Peres)

Representantes de vários órgãos e Secretarias do Governo do Estado  reuniram-se nesta segunda-feira, 12, com moradores do Ramal Benfica, em Rio Branco, para lançamento do Programa Esporte e Lazer na Cidade (Pelc) ligado ao Programa Nacional de Segurança Com Cidadania (Pronasci). O encontro foi realizado na Escola Mauricílio Sant´Ana.  

As secretarias de Educação (SEE), Segurança Pública (Sesp), Assessoria Especial da Juventude e de Esportes, Turismo e Lazer (Setul) anunciaram a implantação, a partir de setembro próximo, de um núcleo do Pelc para atender a 200 jovens de 12 a 29 anos com várias modalidades esportivas, lazer e cultura com ações voltadas também para a educação no Benfica.  "A meta é ampliar a política de segurança pública nas comunidades", explicou Antônio Monteiro, secretário de Segurança.

O Benfica é o primeiro de uma série de núcleos do Pelc que começaram a ser implantados na 2ª Regional do Plano Estadual de Segurança Com Cidadania, que se articula ao Pronasci. Outros programas, como o Música, Escola e Polícia, em vigência na Escola Berta Vieira, deve ser ampliado à todas as comunidades. A 2ª Regional abrange desde o bairro Seis de Agosto até o Benfica.

"O objetivo do Governo é a integração de todos os programas visando a operacionalização do Pronasci entre os jovens", disse o diretor-executivo da Sesp, Ermício Sena.

Com o Programa Estadual de Segurança Com Cidadania,  o Governo do Acre  busca a consolidação do conceito de "segurança de proximidade", processo pelo qual os organismos conectados ao Pronasci se integram através de seus programas e projetos nas comunidades.  Nesse contexto, a educação é a porta de entrada e saída para a política de inclusão e desenvolvimento humano  e a conseqüente redução da criminalidade em regiões problemáticas, como a 2ª Regional.

Participaram do encontro no Benfica, o assessor especial da Juventude, André Kamai;  Romário Célio, comandante-geral da Polícia Militar; major Ricardo, comandante da 2ª Regional; e José Alício, diretor da Setul. Semelhante iniciativa foi desenvolvida  no bairro do Taquari.