treinamento

Promoção da atividade física é tema de capacitação articulada pelo Ministério da Saúde no estado

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária e em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realiza nesta segunda e terça-feira, 12 e 13, uma capacitação sobre Promoção da Atividade física na Região Norte. Participam profissionais de educação física do Programa Academia da Saúde de Rio Branco, além de representantes de áreas técnicas afins.

O objetivo é discutir facilidades e dificuldades relacionadas à atividade física e à promoção da saúde. Foto: Cássia Veras/Sesacre

Com o intuito de aumentar a oferta, facilitar o acesso à prática de atividade física, reduzir a inatividade física e o comportamento sedentário, a capacitação aborda a necessidade da ação dos estados e municípios na elaboração de estratégias de implementação de atividade física por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a coordenadora-geral de Promoção da Atividade Física do MS, Fabiana Vieira, o Acre é o quinto estado da região a receber o treinamento. “A gente tem feito uma rodada de capacitação pelos estados do Norte e a nossa intenção é fazer com que os profissionais conheçam mais profundamente as principais estratégias para promoção da atividade física”, explicou.

Coordenadora-Geral de Promoção da Atividade Física do MS, Fabiana Vieira. Foto: Cássia Veras/Sesacre

De acordo com a chefe do Núcleo do Programa Academia da Saúde da Sesacre, Ana Maria Alves, a parceria é significativa para o fortalecimento das ações de promoção à saúde no Acre. “Conseguimos encaixar essa agenda com o ministério, que é muito importante no reforço da prática de atividade física, assim como a questão dos polos de academia pública, algo que precisa ser mais difundido no estado”, disse.

Para a coordenadora do Programa Academia da Saúde de Rio Branco, Elizabeth Viana, o estado não perde em discutir e planejar ações que envolvem e incentivam a atividade física. “Fico feliz com a capacitação, pois evidencia o trabalho que é oferecido gratuitamente, e nós atuamos para melhorar a saúde dos cidadãos”, declarou.