Projovem Urbano tem aula inaugural em Cruzeiro do Sul

Programa está sendo implantado também em Sena Madureira, Brasiléia e Epitaciolândia

imagem_010.jpg

Aula inaugural em Cruzeiro do Sul marca o início das atividades no município que conta com 342 alunos matriculados (Foto: Onofre Brito/Secom)

Aconteceu na sexta-feira à noite em Cruzeiro do Sul a aula inaugural do Projovem Urbano, programa da Secretaria Nacional da Juventude, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE). "O programa é uma resposta que o Governo Federal tem procurado dar à juventude que foi excluída do processo de escolarização, em função do alto índice de pessoas jovens no Brasil que ainda não possuem todo o ciclo da educação básica concluída" – define a coordenadora executiva do programa no estado, Fernanda Alves Nóbrega.

O auditório do Núcleo da Secretaria Estadual de Educação ficou lotado, quase todo de jovens que entenderam a oportunidade oferecida e atenderam ao chamamento. Segundo informa a coordenadora do núcleo local da SEE,Vera Bambirra, são 342 alunos matriculados no Projovem. Eles formarão dez turmas e estudarão à noite durante um ano e meio nas escolas Craveiro Costa e Padre Carlos. Ao fim do período terão concluído o ensino fundamental. As aulas ocorrem de segunda a sexta no horário das 18h às 22h.

As vantagens oferecidas aos alunos são atraentes como informa a coordenadora local do Projovem, Breina Francisca Nogueira Maia. Além da formação, do acesso aos conhecimentos dos conteúdos das diversas disciplinas, do Ensino Fundamental eles vão ter também a oportunidade de estudar informática, de optar por um de dois cursos profissionalizantes, um na área de administração e outra na área de corte e costura. Além disso, vão receber uma bolsa de R$ 100,00 mensais, uma merenda reforçada às 18h quanto chegarem às escolas e vão receber uniforme e o material todo gratuito.


Quatro municípios contemplados

A coordenadora estadual, Fernanda, que também é coordenadora do EJA conta que o programa está sendo implantado, além de Cruzeiro do Sul em Sena Madureira, Brasiléia e Epitaciolândia. A meta para o Estado era de 900 alunos, mas o número de matriculados já está em 1.050 alunos, com possibilidade de chegar a 1.100. "Neste primeiro momento o governo estabeleceu uma meta. No segundo semestre vai acontecer uma nova possibilidade de matrícula. Ou seja, dependendo de como o Projovem seja executado nestes municípios iniciais, a gente pode pensar em expandir para outros municípios" – disse.

A coordenadora dá mais detalhes: "O programa procura agregar qualificação profissional, dando oportunidade também de o aluno concluir o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série. Além disso, tem a inclusão digital, em que o aluno trabalha com informática e tem a oportunidade de se inserir no contexto social através do desenvolvimento de um projeto de participação cidadã. Ele é um programa bem completo por que articula o exercício de cidadania, articula qualificação profissional, uma formação para este jovem para ingressar no mundo do trabalho. E ao mesmo tempo dá a certificação" – disse.

Ela informa que em Cruzeiro do Sul serão oferecidos dois arcos profissionais, vestuário e administração. O aluno que optar por administração vai ser qualificado em quatro ocupações diferentes e da mesma forma o que optar por vestuário.

"Ao final do curso, ele terá uma qualificação básica, para conseguir um emprego no mercado de trabalho, ou seja, sai com uma ocupação e isso vai trazer melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento para o próprio município, não apenas social, mas também econômico, porque o programa paga uma bolsa de R$ 100,00 como auxílio financeiro para o aluno que estuda, um incentivo para que ele realmente venha para a escola e não desista" – concluiu.

Animados com a oportunidade

A dona de casa Maria Zenilde estudou até a 4ª série,mas há 10 anos parou os estudos,devido aos muitos afazeres domésticos e o trabalho com os cinco filhos. Ela considera o Projovem uma oportunidade de retomar sua vida estudantil. "Além disso, quero ensinar meus filhos" disse.

O jovem Antônio Gleison Silva de Souza está desempregado e abandonou os estudos há um ano. Ele se diz muito satisfeito com a oportunidade. Há muito tempo queria estudar informática e agora encontrou a possibilidade. Achou também vantagem no horário que por ser noturno pode propiciar a ele o espaço para trabalho durante o dia. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter