Projovem Urbano: construindo novos caminhos para os jovens acreanos

Currículo integrado busca a transformação do jovem por meio de cidadania, formação profissional e escolarização

projovem.jpg

Em Sena Madureira alunos durante a abertura da aula inaugural, e mostram o uniforme que receberam como incentivo (Foto: Márcio Reis)

Fruto de uma mudança na metodologia da educação de jovens e adultos o Projovem Urbano, que em 2009 está sendo implantado em quatro municípios acreanos, foi criado para formar uma aliança entre a teoria da formação escolar e o aprendizado prático. O Acre abriu neste ano 1.050 vagas, 150 a mais do que as oferecidas inicialmente em função da demanda. Jovens entre 18 e 29 anos que aprenderam a ler e a escrever, mas não conseguiram concluir o Ensino Fundamental e que estão localizados em áreas de extremo risco social, formam o público-alvo do programa que existe desde 2005.

O grande trunfo do Projovem é a experiência do currículo integrado, que une por meio da interdisciplinaridade o ensino regular formal, a educação profissional e ações comunitárias para atingir e envolver aquelas pessoas que deixaram há muito tempo as cadeiras escolares. Cidadania, trabalho e cultura formam a base do programa mantido com recursos do governo federal, através da Secretaria Nacional da Juventude em parceria com o Governo do Estado, cujas ações são promovidas pela Secretaria Estadual de Educação e prefeituras.

Desenvolvido a partir de três pontos básicos: escolarização, possibilidade de obter formação profissional e o recebimento de bolsa-auxílio no valor de R$ 100, o formato do Projovem Urbano aumenta a possibilidade de inclusão de pessoas que não acreditavam mais que teriam uma segunda chance. "A ideia é mesmo atrair quem não tinha interesse algum de voltar para a escola", explica o assessor especial de Juventude André Kamai para quem o resgate desse jovem se torna possível graças ao trabalho de convencimento para não deixar que cresçam os índices de evasão nos primeiros anos em torno de 30%. "O resgate é diário, permanente. Em alguns casos, os jovens que saem do programa vão ser buscados em casa", informa Kamai.

O investimento dos governos federal e estadual no Projovem Urbano prevê a implantação do programa em outros municípios do Acre em 2010 caso a experiência realizada este ano em Brasileia, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira atinja o objetivo previsto. "Temos que fazer com que seja um sucesso para que no ano que vem mais municípios sejam atendidos", diz o assessor de Juventude. As cidades escolhidas para receber o Projovem são as que têm alto índice de pessoas desta faixa etária expostas às situações de risco social e número significativo de evasão escolar.

Para se manter no programa, o jovem deve ter pelo menos 70% de presença. Outra exigência é a elaboração de trabalhos sobre temas integradores, que ajudam a promover a ação comunitária. Material didático como livros, cadernos, lápis e fardamento são distribuídos aos alunos. O Projovem Urbano terá duas entradas este ano. Uma em abril, quando começam as aulas da primeira etapa e a segunda no mês de agosto.

Ação pedagógica diferenciada

Os professores voltaram também à escola para conhecer melhor o projeto pedagógico do Projovem que integra os conteúdos do ensino fundamental, com os de qualificação profissional. Cinquenta professores dos quatro municípios beneficiados pelo programa participaram em março de curso de capacitação. Uma nova perspectiva do conhecimento é lançada a quem ensina para estimular as capacidades individuais dos jovens que além de ter a oportunidade de concluir o ensino fundamental participam de cursos nas áreas de saúde, administração, alimentação e serviços pessoais.

Lídia Diógenes, coordenadora executiva municipal do Projovem Urbano, diz que as áreas de atuação do programa são definidas para atender a necessidade de formação com qualidade. As ocupações são divididas por áreas chamadas de "arcos". Na área de Saúde foram oferecidos cursos de auxiliar de administração de hospitais e clínicas, recepção de consultório médico e odontológico, atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia e balconista. Em Administração o aluno pode optar entre os cursos de arquivador, almoxarife, contínuo e auxiliar administrativo. No arco Alimentação, os cursos de chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadoria, vendedor de lanche e em Serviços Pessoais os jovens irão aprender as técnicas de manicuro e pedicuro, depilador, cabeleireiro e maquiador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter