Recebendo a visita da equipe da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) nesta quarta-feira, 8, a Escola Estadual Belo Jardim educa, atualmente, cerca de 500 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Com o auxílio da equipe escolar, composta por 16 professores, realizam-se ações sociais que envolvem os alunos e a comunidade escolar, incluindo os pais dos estudantes.
Um dos principais projetos é o “Vem que eu te ensino, pai”, projeto que visa o ensino da informática através da interação entre pais e filhos. Os alunos aprendem os conceitos básicos do uso de computadores e repassam para os próprios pais, que se sentem menos intimidados em aprender sobre o uso da tecnologia com os próprios filhos.
Outra ação que a escola trabalha é com a produção de uma horta, que enriquece a merenda escolar, buscando tornar-se, no futuro, uma escola totalmente sustentável na questão da oferta de merenda. No ano passado, o trabalho com as hortaliças contribuiu para o aumento da renda familiar de membros da comunidade que ajudaram no plantio e na colheita.
Suelange Gomes Horácio, diretora da Escola Belo Jardim desde a sua inauguração, explica que “nos primeiros anos, a escola funcionava em quatro salas do anexo na Escola Duque de Caxias. Hoje, além de salas de aula devidamente equipadas, contamos com laboratório de informática com mais de 15 computadores e uma sala de atendimento de educação especial para nossos alunos especiais”.
A escola também obteve boas notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Sistema Estadual da Avaliação e Aprendizagem Escolar (SEAPE), que avalia os alunos das redes estaduais e municipais do 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, bem como a 3ª série do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Em breve, será inaugurado um consultório odontológico para atender a instituição e a comunidade em geral.
Segundo o secretário da SEE, Daniel Zen, “a Escola Belo Jardim alcançou 191,1 na nota do SEAPE de 2012, comprovação da crescente qualidade no ensino. Parte deste sucesso está no desenvolvimento das crianças, que aprendem desde cedo a interagir com causas sociais e com as novas tecnologias”.