Para que continue a existir nas escolas o estímulo do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), realiza o projeto Educação Digital, destinando computadores interativos (Projetores ProInfo) para instituições de ensino da rede estadual. A ideia é aumentar a interatividade dos professores e alunos com as novas tecnologias.
A distribuição dos 464 novos instrumentos, que juntam em um só equipamento projeção, computador e acesso à internet, vem por meio da política educacional do Plano de Ações Articuladas (PAR) junto com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), que distribuirá os instrumentos em 172 escolas dos 22 municípios acreanos.
Cada projetor está avaliado em mais de R$ 1,5 mil, tendo sua pesquisa e desenvolvimento realizados pelas Universidades Federais de Pernambuco (UFPE) e de Santa Catarina (UFSC), abrangendo um computador com projeção integrada, funcionalidade acoplada de lousa eletrônica e conteúdos digitais em sala de aula combinados com fácil manuseio e maior interação com os conteúdos digitais.
Rosa Braga, coordenadora do NTE, explica que, além dos equipamentos, serão trabalhados com os educadores cursos de capacitação para uso correto dos projetores, aumentando a inserção tecnológica no cotidiano do educador. “Com essa nova oportunidade, temos a chance de disponibilizar formas mais atrativas de ensino para os alunos, que em sua maioria estão sempre ligados à modernidade”, disse.