Projeto Verde Moda comemora classificação para festival em Paraty

Formandas, modelos e professoras: cada vez mais pessoas habilitadas para o mundo das confecções em Cruzeiro do Sul.  (Foto Flaviano Schneider)
Formandas, modelos e professoras mais habilitadas para o mundo da confecção em Cruzeiro do Sul (Foto: Flaviano Schneider)

Em plena formatura de mais 60 mulheres nos cursos de corte e costura, design de moda e tinturaria, o Projeto Verde Moda, da cooperativa de mesmo nome, de Cruzeiro do Sul, comemora a classificação da coleção Moda Ecológica para apresentação na 6ª Mostra de Moda e Design Sustentáveis. O evento, integrante do Paraty Eco Festival 2016, será realizado em Paraty (RJ), de 12 a 23 de outubro.

O projeto e a cooperativa surgiram do trabalho social da Fundação Betel, em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), do Serviço Nacional do Comércio (Senac) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Milca: “Resultado de um longo trabalho” (Foto: Flaviano Schneider)
Milca: “Resultado de um longo trabalho” (Foto: Flaviano Schneider)

Nesta quinta, 11, no ato de formatura, foram apresentadas as novas peças criadas dentro de “uma linha amazônica, em que as roupas foram desenhadas, tingidas e confeccionada pelas alunas formandas”, como destaca a diretora da fundação, Milca dos Santos.

Para ela, a classificação para participar do festival em Paraty é o resultado de um longo trabalho desesnvolvido nos últimos anos, que resultou na criação da Malharia Verde Moda, de um moderno laboratório de moda e formação de cerca de 500 mulheres, por meio de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Designer de moda Dheym Carla Oliveira coordena a criação das peças do ProjeTo verde moda (Foto Flaviano Schneider)
A estilista Dheym Carla Oliveira coordena a criação das peças do projeto (Foto: Flaviano Schneider)

Os planos para o futuro são audaciosos, incluindo a construção de um galpão de venda direta da cooperativa. Milca analisa que falta apenas o empresariado local fazer encomendas. A participação no festival de Paraty é vista como a oportunidade de chamar a atenção para a moda cruzeirense em nível nacional. “Mão de obra não vai faltar”, garante.

Segundo a diretora Milca, a roupa confeccionada em Cruzeiro do Sul é tão boa ou até melhor que as trazidas de feiras em Goiânia, São Paulo e Fortaleza. Toda a criação de moda em Cruzeiro do Sul é supervisionada pela designer de moda Dheymm Oliveira, que hoje mora em Santa Catarina: “Ela faz toda a orientação técnica, acompanha todas as produções e trabalha de forma atualizada, bem contextualizada com as cores da moda, do momento”, disse Milca. A coleção Moda Ecológica é criação sua.

Milca dos Santos destacou o apoio do governo do estado que doou 67 máquinas para mulheres que hoje podem ter uma fonte de renda familiar e encontram no laboratório da Fundação Betel um local onde podem se reciclar constantemente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter