Campanha visa arrecadar recursos para apoiar projetos de preservação. Governo do Acre e o WWF-Brasil criarão incentivos para conservar a floresta
O projeto de Desenvolvimento Sustentável do Acre ganhou mais um importante aliado nesta semana. Em uma solenidade realizada nesta quarta-feira, 21, em Londres, a Sky Reino Unido lançou uma campanha junto aos seus assinantes, visando arrecadar £4 milhões (cerca de R$ 12 milhões) para salvar árvores na Amazônia. Para dar início ao projeto, para cada libra doada, a Sky irá contribuir com outra libra, até a meta conjunta.
Do montante arrecadado, 75% serão destinados a um projeto no Acre para salvar um milhão de árvores e outros 25% serão destinados à WWF para ajudar outros projetos na Amazônia.
A campanha, intitulada Salve a Floresta (Sky Rainforest Rescue), tem o objetivo de proteger uma área de três milhões de hectares da floresta no estado do Acre, que possui hoje 88% de seu território de cobertura florestal. Para ajudar a combater as mudanças climáticas e preservar o habitat e espécies da Amazônia por meio de incentivos às populações que ajudam a proteger a floresta.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral, a parceria vai fortalecer a Política de Valorização do Ativo Ambiental Floresta, desenvolvido pelo Governo do Estado. "Com esse recurso, queremos trabalhar na política de pagamento dos bônus nos planos de certificação das propriedades, para que aqueles que vivem na floresta continuem preservando e garantindo a recuperação da reserva legal. Além disso a campanha permite a doação voluntária e amplia a divulgação sobre a importância da floresta para o mundo".
Hoje, o desmatamento está causando mais emissões de gases de efeito estufa do que a soma das emissões dos aviões, trens, navios e carros do mundo. A perda das florestas tropicais também está ameaçando o habitat de mais de 50% das espécies do planeta e o bem-estar de populações que vivem na floresta.
A floresta amazônica é essencial para evitar o perigo de mudanças climáticas, além de abrigar a riqueza da biodiversidade biológica e cultural.
A Sky e o WWF vão mobilizar a população britânica para ajudar a conter essa destruição. As organizações estão incentivando doações por meio do site www.sky.com/rainforestrescue, onde cada £10 (cerca de R$30) ajudam a salvar o equivalente a 500 árvores. O WWF e a Sky também estão mantendo diálogos com agências de financiamento para garantir mais apoio financeiro ao projeto.
Os recursos obtidos da campanha contribuirão para um projeto maior do governo do Acre e WWF-Brasil para conservar 3 milhões de hectares de floresta, que contem aproximadamente 1 bilhão de árvores.
O projeto vai possibilitar mais recursos para vigilância contra ameaças, entre elas o corte ilegal de madeira, e também para o desenvolvimento comunitário por meio do fortalecimento de cadeias produtivas florestais. A fase inicial será composta pela pesquisa e consulta a comunidades locais, antes do lançamento de um projeto piloto no início de 2010, que será ampliado posteriormente.
Na opinião de Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil, alianças entre ONGs, governos, empresas e cidadãos comprometidos é fundamental para a conservação da Amazônia. "Essa parceria é inovadora e poderá ser um exemplo de modelo para mitigar os efeitos das mudanças climáticas", afirmou.
O governador Binho Marques, ressaltou a importância desse projeto que valoriza a preservação em um estado como o Acre, onde 88% do território estão cobertos por florestas. "Temos sob nossa responsabilidade um precioso recurso global. Nosso objetivo é assegurar o desenvolvimento de um modelo sustentável para a conservação que atenda às necessidades de nossas comunidades tradicionais. A campanha é determinante para podermos alcançar essa meta", concluiu.
Empresas e meio ambiente
O projeto faz parte de um novo conjunto de compromissos da Sky no Reino Unido para ajudar a enfrentar as mudanças climáticas, incluindo um orçamento geral para reduzir suas emissões de CO2 em 25% em toda a empresa até 2020. Além disso, a empresa planeja aumentar a eficiência energética de seus edifícios em 20% e obter 20% da energia consumida em todos os seus prédios em fontes renováveis locais dentro do mesmo horizonte de tempo. Até 2012, a Sky irá reduzir as emissões de carbono de sua frota de vans em 25% (por van) e as emissões geradas pelas viagens dos funcionários a trabalho em mais 20% (por ETI).
A Sky também assumiu o compromisso de cortar o consumo total de energia das caixas do Sky+HD recém-instaladas em 30% até 2012, e irá se articular com 50 de seus fornecedores que mais geram emissões de carbono para ajudá-los a medir sua pegada de carbono e reduzir ainda mais as emissões.
Veja o que foi publicado sobre o assunto:
SKY E WWF lançam campanha no Reino Unido para salvar um bilhão de …
Help WWF and Sky save a billion trees in the Amazon
WWF has joined forces with Sky for an exciting new campaign to help protect part of the Amazon rainforest in Brazil. Our target is to safeguard a billion trees, covering an area about the size of Belgium.
Sky and WWF enlist Lily Cole to promote Rainforest Rescue scheme
LONDON – Sky has launched its Rainforest Rescue campaign with the help of supermodel Lily Cole.
Sky joins WWF funding campaign to protect rainforest
LONDON – Sky has joined forces with the World Wide Fund for Nature (WWF) to help save a billion trees in the Amazon.
Green Watch. Lily Cole saving the Rainforest.
Rainforest Rescue: Sky Project To Save Trees
Sky and WWF enlist Lily Cole to promote Rainforest Rescue scheme