Projeto Social do Corpo de Bombeiros auxilia na formação cidadã

“Tive a oportunidade de fazer parte dessa ação social e aprender várias coisas que utilizo no meu dia a dia”, contou Tiago (Foto: Karol Mendes/Assessoria CBMAC)
“Tive a oportunidade de fazer parte dessa ação social e aprender várias coisas que utilizo no meu dia a dia”, contou Tiago (Foto: Karol Mendes/Assessoria CBMAC)

Tiago Pozzebom tem 12 anos. Estudante da rede pública de ensino em Rio Branco, no ano passado participou do projeto Bombeiro Mirim. Durante quase dez meses, aprendeu diversas técnicas do dia a dia de um bombeiro profissional.

Tiago disse que antes de ingressar no projeto não dava a devida atenção às aulas e tinha um comportamento um pouco difícil. “Aqui pude aprender a valorizar minha família, ter bom comportamento e aprender valores. Levo os ensinamentos obtidos na corporação para toda minha vida”, disse.

Por se destacar nas atividades desenvolvidas durante o projeto, Tiago e mais 29 garotos, neste ano, vão ajudar como monitores dos novos integrantes do Bombeiro Mirim 2016. A 7ª edição do Bombeiro Mirim conta com a participação de mais de 400 novos alunos, só na capital.

Como funciona o Bombeiro Mirim

Há quase seis anos, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) desenvolve o a atividade. A ação foi iniciada em Cruzeiro do Sul, em 2011. Mas, no ano seguinte o Bombeiro Mirim foi transformado em projeto do governo do Estado.

Sempre no contraturno escolar, a atividade ensina na prática noções de primeiros socorros, educação de trânsito, natação, rapel, ética e informática, além de outras ações extraclasses. O intuito é contribuir na formação de crianças e jovens, no auxílio ao desenvolvimento integral do cidadão.