Projeto Restaura Filmes Acreanos

Com financiamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Associação Acreana de Cinema resgata história do audiovisual no Acre

ecaja_filmes.jpg

Pioneirismo: Adalberto Queiroz e Toni Van foram diretores do filme "Rosinha, a Rainha do Sertão", o primeiro a ser restaurado (Foto: divulgação)

Aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto "Cinema, Fragmentos e Relíquias", realizado pela Associação Acreana de Cinema (Asacine) tem como objetivo restaurar filmes super 8 e alguns vídeos realizados pelo grupo ECAJA Filmes, nas décadas de 70 e 80, que fazem parte de um amplo acervo onde está guardada a história da produção audiovisual do Estado. São películas que estavam ficando deterioradas pela ação do tempo e da alta umidade da região.

"A maioria já teve sua coloração alterada, mas, graças à ação desse projeto, essas obras do cinema acreano que constituem parte importante do nosso patrimônio cultural e histórico poderão ser vistas pelas futuras gerações", comemora Adalberto Queiroz, autor do projeto e um dos pioneiros na produção cinematográfica do Acre.

Uma vasta programação também está sendo organizada para encerrar as atividades do projeto "Cinema, Fragmentos e Relíquias" para o mês de março de 2010, por ocasião das comemorações dos 37 anos do cinema acreano.

"Rosinha, a Rainha do Sertão" em exibição nesta sexta-feira na Filmoteca

Entre os filmes recuperados pelo projeto, está "Rosinha, a Rainha do Sertão". Rodado em 1974 em película super 8mm., escrito e dirigido por João Batista, o Teixeirinha do Acre, Rosinha foi o primeiro filme restaurado e vai ser visto pelo público nesta sexta, às 19 horas, na Filmoteca da Biblioteca Pública Estadual.

João Batista, Joracilda Gomes, Adalberto Queiroz, Tonivan, Marízio Lima, Raimundo Ferreira, Maria Rita, Capixaba, Nira Brito, Avelino Acióle, entre outros, são os principais atores do filme, que já tem mais três décadas e meia.

"Menina Mãe" no sábado

Rodado em 1997, "Menina Mãe" foi idealizado pela professora Mazé Oliveira, adaptado e dirigido por Adalberto Queiroz. Foi o primeiro filme acreano contemplado por um projeto da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Rio Branco. O propósito foi denunciar o alto índice de crianças e adolescentes grávidas e contribuir no processo de discussão, orientação e educação, chamando a atenção da sociedade para o grave problema, a partir da escola. O filme será exibido às 18 horas de sábado, na Biblioteca da Floresta.

Filme "Um Crime, um Mistério" será lançado em Rodrigues Alves

Enquanto essas programações acontecem na Filmoteca, uma equipe composta por agentes da ASACINE e da Fundação Elias Mansour faz o lançamento oficial de "Um Crime, um Mistério" na Cidade de Rodrigues Alves, em duas sessões no Auditório da Escola de Ensino Médio no sábado, às 15h30 e domingo às 19 horas.

No sábado, às 19 horas, o filme realizado pela juventude do município de Rodrigues Alves como prática da Oficina de Técnicas Básicas de Cinema, patrocinada pela FEM e ministrada pelo produtor Adalberto Queiroz, vai ser visto pelo grande público de Cruzeiro do Sul, no Teatro dos Náuas. A programação é organizada pelo Núcleo da FEM em Cruzeiro, que tem à frente o gestor Charles André.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter