Projeto “Tô na Paz” oferece formação para jovens no Acre

Secretaria Estadual de Segurança promove ações que buscam inclusão e a oferta de oportunidades para estudantes da capital

dsc01316.jpg

dsc01312.jpg

Jovens fazem treinamento e teste de aptidão no complexo olímpico do SESI (Foto: Nonato Souza/Assessoria SESP)

A atuação no combate à criminalidade desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, inclui o trabalho com a prevenção. Entre as diversas ações realizadas, uma que tem se destacado é o programa "Tõ na paz", um conjunto de iniciativas que envolve escola, comunidade, família, Polícia e Bombeiro Militar. Essas ações se dão através de três projetos: Música, Escola, Polícia e Família; Campanha de Prevenção à Violência na Família e Preparando Jovens para o Mercado de Trabalho. 

Atualmente está  em execução o projeto “Preparando Jovens para o mercado de trabalho”, que tem como objetivo oferecer oportunidade de formação na área de segurança para adolescentes. Uma das capacitações é para os jovens atuarem em balneários, clubes, condomínios e outros. Nesta aréa são oferecidos os cursos de guarda-vida, brigadista, socorrista e de técnicas em jardinagem.

O primeiro curso a ser oferecido será o “Jovem Guarda-Vida”, cujo objetivo é capacitar jovens para atuarem como salva-vidas. Para este curso é aplicado como critério de seleção que o candidato tenha idade entre 18 a 24 anos, saiba nadar e passe  em exame médico, atestando perfeitas condições de sanidade física e mental. A carga horária de preparação dos jovens é de 80 horas aulas.

No início desta semana, um grupo de 18 jovens submeteu-se à avaliação médica na Policlínica da Polícia Militar. Posteriormente, os candidatos foram acompanhados de instrutores do Corpo de Bombeiros para o Teste de Avaliação Física (TAF) no complexo olímpico do SESI, parceiro da SESP na promoção desse projeto.

Concluído o curso, os “Jovens Guarda-Vidas” farão parte de um cadastro  de socorristas do Corpo de Bombeiros e serão colocados em campo de trabalho em clubes e balneários particulares que venham a requisitar a presença  dos bombeiros militar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter