Projeto “Aventura desafiando o rio-mar”

Informações serão colhidas in loco sobre a realidade e a importância da Amazônia nos contextos nacional e mundial

 

010_projeto.jpg O Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) e a Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS) executarão um projeto multidisciplinar e interdisciplinar com uma face pedagógica bastante definida de interesse da sociedade brasileira, uma vez que o mundo passa a discutir seriamente as questões ambiental, indígena e desenvolvimento sustentável da floresta amazônica, através da pesquisa e o decorrente estudo das informações colhidas ‘in loco’ sobre a realidade atual e a importância da Amazônia nos contextos nacional e mundial.

O coronel Hiram Reis e Silva, professor do CMPA, descerá o Rio Solimões/Amazonas de caiaque e reconhecerá seus principais afluentes, observará a fauna, flora, hidrografia, relevo, entrevistará autoridades locais, representantes dos povos da floresta, comendo e bebendo, apenas, aquilo que puder caçar, pescar, apanhar ou receber das populações ribeirinhas.

A proposta da instituição é a elaboração de uma ação comunicatória que desperte a juventude brasileira, com conhecimento de causa, para que seja capaz de exercer uma pressão cidadã, no sentido de reverter o maior esbulho do patrimônio brasileiro, atualmente em curso.

Numa época em que tanto se propugna pelo respeito à natureza o caiaque sintetiza o meio de transporte ideal para ser usado na ‘Terra das Águas’. Seu deslocamento silente não afugenta, não atemoriza a fauna, as remadas firmes e cadenciadas seguem o ritmo da natureza sem agredir a flora e a ausência de motores à combustão não polui, não macula os rios. A data de largada de Tabatinga/AM será dia 1º de outubro de 2008, e a data de chegada a Belém/PA está prevista para o dia 04 de fevereiro de 2009.

 

Para maiores informações, visite o site do projeto: Clique aqui.

 

Hiram Reis e Silva
Assessoria Sociedade Amigos da Amazônia

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter