A Assessoria Especial de Juventude lançou nesta terça-feira, 27, a “Brigada Jovem pela Educação Sexual”. O principal objetivo do projeto é capacitar alunos para fortalecer a rede social de multiplicadores em saúde e prevenção dos jovens nas escolas. O trabalho conta com a parceria das secretarias estaduais de Educação e Saúde, e a Secretaria Municipal de Saúde.
A iniciativa conta com a participação de 12 escolas de Rio Branco. Cada uma delas vai inscrever 50 alunos. Eles participarão de oficinas que vão abordar tópicos como Sexualidade na Vida Humana, Saúde Sexual, Discriminação Étnico-Racial, Drogas e Violência.
Com duração de três meses, o projeto aposta na ideia de que cada aluno será depois um multiplicador, difundindo, em sua escola, os conhecimentos adquiridos nas oficinas. Eles falarão aos colegas em forma de palestras e dentro da carga horária das disciplinas envolvidas no projeto.
Thiago Higino, assessor Especial da Juventude, informou que um dos grandes incentivadores da realização desta ação social dos jovens para outros jovens foi a preocupação com ocorrências negativas dentro e fora das zonas escolares. “Preconceito, discriminação e incentivo de violência por motivos como orientação sexual e cor da pele devem parar. E o primeiro passo para isso está na conscientização”, disse o assessor.
O diretor de Ensino da SEE, Josenir Calixto, enfatizou a participação dos próprios jovens na discussão. “A informação pode prevenir muitos problemas, como doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada”, afirmou.
{xtypo_rounded2}
Escolas que participam do projeto:
Barão do Rio Branco
Lourival Pinho
Heloísa Mourão Marques
Glória Perez
José Ribamar Batista
José Rodrigues Leite
Armando Nogueira
Sebastião Pedrosa
Clícia Gadelha
Boa União
Pedro Martinello
Dr. João Aguiar.{/xtypo_rounded2}