Projeto Olhar Brasil realiza entrega de óculos em Plácido de Castro

No Acre 12 municípios já foram contemplados com consultas oftalmológicas e entrega dos óculos

olharbrasil3.jpg
olharbrasil42.jpg

Projeto garante atendimento oftalmológico e entrega de óculos aos estudantes da rede pública, o que resulta em um melhor aprendizado (Foto: Assessoria Sesacre)

Depois da série de consultas oftalmológicas realizadas em novembro do ano passado, o Projeto Olhar Brasil retornou nessa quinta feira, 11, para a conclusão de mais uma etapa: a entrega dos óculos para as crianças consultadas. A entrega ocorreu a partir das 9h30 no Fórum de Plácido de Castro. Ao todo foram 58 alunos beneficiados com a entrega de seus óculos.

Estiveram presentes no evento representantes da Prefeitura de Plácido de Castro, das secretarias estaduais e municipais de saúde e educação. Os benefícios para a comunidade foram considerados satisfatórios por aqueles envolvidos na ação. O Secretário Municipal de Saúde, Raimundo Alves, ressaltou: "o projeto trouxe melhoria na qualidade de vida das crianças e familiares, que não tinham condições de comprar esses óculos, e também auxiliou o processo de educação, tanto para os alunos quanto para os professores".

O Dr. Rutênio Sá, coordenador do Projeto, explica que essa entrega de óculos não é o fim do projeto. "A fase seguinte é de acompanhamento para verificar a adaptação das crianças com os óculos e, caso seja necessário, fazer as devidas correções no grau das lentes". Rutênio expressa contentamento com a realização desse projeto e agradece a participação da Prefeitura, a iniciativa do Ministério da Saúde e da Educação e, especialmente, ao Governo do Estado, em nome do Secretário de Saúde, Osvaldo Leal. "O Dr. Osvaldo Leal foi um grande incentivador do Projeto; sua colaboração foi fundamental para a realização do Olhar Brasil".

Além de Plácido de Castro, já foram beneficiados com a entrega dos óculos os municípios Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Xapuri, Assis Brasil, Porto Acre, Senador Guiomard e a capital Rio Branco. Está previsto ainda no mês de março a entrega nos municípios de Sena Madureira e Rodrigues Alves.

O Projeto Olhar Brasil é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e Educação, que tem por objetivo diminuir o percentual de evasão e repetência escolar dos alunos e trazer mais qualidade de vida. Desde 2009 o Estado aderiu ao projeto que vem sendo realizado pelo Programa Saúde na Escola.

O projeto é  constituído por uma série de etapas que consiste em capacitação de professores para identificarem alunos que possuem problemas ou limitação na visão, passando pelas consultas dos médicos oftalmologistas, a entrega dos óculos e o acompanhamento dos alunos. No Acre já foram 12 municípios contemplados com consultas oftalmológicas e outros também com a entrega dos óculos.