Depois de Manaus, no Amazonas, o projeto “Macaco Nu” chega a Rio Branco já no próximo dia 24, quando as bailarinas Mab Cardoso e Milianie Lage Matos ministram uma oficina de performance, na Usina de Arte, até o dia 4 de outubro. A proposta é fortalecer iniciativas e atitudes de conscientização, preservação e valorização do patrimônio material da Amazônia, com metodologia baseada em uma micropolítica artística, que, no caso, utiliza a dança contemporânea.
As inscrições estão abertas exclusivamente pela internet, com vagas gratuitas e limitadas, no endereço www.usinadeolhares.
Ao final da oficina, dois alunos serão selecionados para fazer parte do processo de criação de um espetáculo, cuja apresentação ocorre no dia 5 de outubro, a partir das 16h, na Praça da Revolução. O projeto recebe o apoio do governo do Acre e financiamento da Fundação Nacional de Artes – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) –, por meio do Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2012. Em seguida, “Macaco Nu” circula pela cidade de Salvador, na Bahia, lugar onde a proposta foi concebida e se encerra.