Projeto leva estudantes da rede pública a espaços culturais

Danilo de S'Acre falou sobre a obra de Chico da Silva (Foto: Val Fernandes/FEM)
Danilo de S’Acre falou sobre a obra de Chico da Silva (Foto: Val Fernandes/FEM)

Estudantes da Escola Estadual José Rodrigues Leite participaram de um “tour’ cultural pela Usina de Arte João Donato e Biblioteca da Floresta, na terça-feira, 1. O projeto da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) traz como ideia apresentar aos alunos, por meio de visitas guiadas, as atividades artístico-culturais que ocupam os espaços como galerias, bibliotecas, teatros e outros.

Na Biblioteca da Floresta apreciaram a exposição a “A Leveza do Ser Feminino”, e a mostra permanente sobre o líder seringueiro Chico Mendes. Após, a turma seguiu de ônibus até a Usina de Arte. Além da visita para conhecer o espaço, participaram da abertura da exposição do artista visual acreano Chico da Silva. O grupo foi guiado pelos artistas plásticos Danilo de S’Acre e Luis Carlos Gomes, do Núcleo de Artes Visuais da Usina.

Para a estudante Emile Julia Oliveira, a experiência que vivenciou nos espaços ampliou o seu olhar.  “Nossa, foi muito interessante, pois é algo que acrescenta aos nossos conhecimentos. Achei interessante na exposição das mulheres a forma como as fotógrafas retrataram, são pontos de vistas diferentes. As fotografias abrem os nossos olhos para coisas que nunca vimos”, disse. Curiosa com a obra do cruzeirense Chico da Silva, Emile fazia perguntas a todo instante. “É muito interessante a técnica que ele usava, porque não são muitos artistas famosos que utilizam a tinta gauche para criar suas obras”.

“A ideia com esse projeto é propiciar aos jovens alunos uma nova forma de ver o mundo contemporâneo. O mais interessante é criar esse diálogo cultural”, disse Karla Martins, presidente da FEM.

Para participar do projeto informações: 3223-1065, ramal 219, com Milton Farias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter