Na noite desta terça-feira,12, foi realizado mais um encontro do Projeto Gestar, idealizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Maternidade Bárbara Heliodora (MBH). O encontro se deu de forma virtual e abordou sobre o aleitamento materno.

Nestes primeiros três meses já foram distribuídos 140 litros de leite humano, atendendo 148 bebês. Foto: Odair Leal/Secom.

A pauta principal foi o Banco de Leite Humano (BLH). O coordenador Hélio Pinto explicou como acontecem as doações, orientando sobre a posição e como pegar corretamente o bebê.

“Nestes primeiros três meses de 2022 já foram distribuídos 140 litros de leite humano, atendendo 148 bebês”, destacou Hélio Pinto.

Além disso, a nutricionista e chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesacre, Deltirene Cardoso, falou sobre alguns mitos que envolvem o aleitamento e também sobre a composição do leite materno.

“Existe um mito de que comendo determinado alimento haveria maior produção de leite materno. Na prática, é o ato de amamentar que faz isso. Quanto mais o bebê mama, mais a mulher produz”, explicou.

O Projeto Gestar

Familiarizar as gestantes com o ambiente hospitalar e com a equipe profissional, além de transmitir orientações e incentivo ao acompanhamento do pré-natal, parto normal e amamentação, são alguns dos objetivos do Projeto Gestar, criado pela gerência da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.

O projeto também visa prevenir problemas no pós-parto, além de garantir um atendimento humanizado e aconchegante, tanto às mães quanto aos recém-nascidos e familiares.

Interessadas podem se inscrever pelo perfil do Instagram ou indo até a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.