Projeto Educarte na Usina de Arte

Iniciativa de alunos da rede pública para aprender música e expressão corporal de graça

6.jpg
5.jpg

Mais que o ensino da arte, o projeto apresenta aos alunos uma nova concepção sobre a apreciação e fazer artístico (Fotos: Val Fernandes/FEM)

A Usina de Arte é o berço de um projeto especial. É o Educarte, um projeto realizado por um grupo dos próprios alunos dos cursos da Usina, que depois de formados, resolveram levar arte e educação para os estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. As aulas irão até novembro, são de graça e terão suas atividades encerradas com um espetáculo organizado entre os alunos.

O Educarte possui uma série de aulas em que seus alunos se dedicam a aprender música, a criação de repertório, teatro, expressão corporal, utilizando tudo isso de uma forma única na composição de um trabalho artístico que englobe todos os aprendizados. Atualmente, o curso contem 13 alunos em período de aprendizado.

Amanda Graciele, uma das monitoras do projeto explica que, "Só participa quem realmente está interessado. O curso é gratuito, mas para fazer parte dele realmente precisar estar empenhado e compromissado". Para o encerramento das atividades, será marcada em novembro a apresentação do espetáculo musical A Lenda do Uirapuru, feito e encenado pelos próprios alunos do curso.

Mais do que ensinar arte, o projeto cria na cabeça de seus alunos uma nova concepção de como apreciar e fazer arte, saindo do ambiente da escola e indo além da educação acadêmica. "Eles passam a participar muito mais das atividades, interagem, tivemos até o caso de alunos que começaram a levar seus pais para apreciarem espetáculos juntos", ressalta Amanda.

Carla Nadir, de 15 anos, aluna do 2º ano, é uma das beneficiadas pelo projeto. "Já estudava música, queria ir além. Já toco violino e queria outros rumos", conta Carla. A jovem começou a fazer o curso interessada nas aulas de expressão corporal, conta que já realizou algumas apresentações com amigas, gostaram e agora usa o curso para chegar a novos objetivos, passando a transformar a arte numa opção para a vida, seu futuro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter