Projeto do governo beneficia comunidades terapêuticas

fotos ludmilia-4
Comunidade recebeu nove beliches e móveis para escritório (Foto: Ludmilla Santos)

O convênio do Ministério da Justiça com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), irá beneficiar 15 comunidades terapêuticas no Estado. O objetivo das ações do projeto é fortalecer a rede de atendimento aos usuários de substâncias psicoativas.

O apoio vai desde a entrega de equipamentos à capacitação de técnicos que irão apoiar essas instituições. Durantes esta semana, a equipe de patrimônio da Seds realiza a entrega de mobiliário nas comunidades atendidas pelo convênio.

Criado há sete anos, o Instituto Restauração de Vidas se mantém por meio de doações (Foto: Ludmilla Santos)

Criado em 2009 o Instituto Restauração de Vidas (IRV), localizado no km 82 da BR-364, atende atualmente oito internos e sobrevive de doações para continuar funcionando.

Com tantas despesas, o mobiliário do centro de recuperação acaba não sendo prioridade – a comunidade recebeu beliches e armários para escritório.

“Com o dinheiro que juntamos, não conseguimos comprar móveis. Essa doação de camas, armários e colchões traz qualidade de vida para os internos”, disse o coordenador do IRV, Odair Soares.

Segundo Claudia De Paoli, diretora de Políticas Públicas de Assistência Social da Seds, é papel do governo apoiar as instituições não governamentais que tratam de pessoas com dependência química, por isso a importância de realizar o projeto.

“Além do apoio na estruturação do espaço, vamos capacitar 23 técnicos para atuar nas casas terapêuticas e com as famílias dos internos. É um trabalho que gera bons frutos para toda a sociedade”, comentou.

Durante todo este mês de maio, a Seds cumprirá agendas nos municípios, realizando entrega dos equipamentos. A próxima fase é de capacitação e contratação dos psicólogos e assistentes sociais que irão atuar nas comunidades terapêuticas

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter