Projeto do Acre será exemplo para Defensoria Pública de Rondônia

Os defensores públicos conhecem mais sobre o projeto que está sendo modelo para o país (Foto: Val Fernandes/Secom)
Defensores públicos conhecem mais sobre o projeto que está sendo modelo para o país (Foto: Val Fernandes/Secom)

Para estreitar laços com a Defensoria Pública do Acre e conhecer mais sobre o projeto Dignidade e Autonomia para População em Situação de Rua, articulado pelo gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, está em Rio Branco nesta sexta-feira, 9, o defensor público-geral de Rondônia Marcus Edson.

“O Acre nos chamou a atenção por estar desenvolvendo uma experiência maravilhosa com a população em situação de rua. Nossa ideia é unir força com os poderes executivos estadual e municipal para implantarmos projeto semelhante em Rondônia. Esta é a primeira de muitas visitas que faremos ao estado, com o intuito de estreitar relações e conhecer mais sobre o projeto e como ele é executado de fato”, explicou Marcus Edson.

Na visita ao gabinete da vice-governadora, acompanharam o defensor público-geral do Acre Fernando Morais e o defensor público Dion Leal.

Nazareth Araújo falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas no estado e destacou ser necessário despertar um olhar voltado aos moradores em situação de rua.

Segundo ela, as iniciativas que estão sendo desenvolvidas visam estabelecer diretrizes e rumos que possibilitem a reintegração dessas pessoas às suas redes familiares e comunitárias.

“Temos que garantir a essas pessoas o acesso pleno aos direitos garantidos aos cidadãos, o acesso a oportunidades de desenvolvimento social, considerando as relações e significados próprios produzidos pela vivência do espaço público da rua. Nosso objetivo com este projeto é promover a cidadania, a inclusão social, a autonomia e a geração de trabalho e renda à população em situação de rua em Rio Branco”, disse Nazareth Araújo.

Desafios e conquistas

A chefe da Divisão do Eixo Temático Drogadição e População de Rua do Gabinete da Vice-Governadora, Susie Lamas, explicou que estão entre os desafios do projeto despertar o protagonismo na população de rua, superar os prejuízos causados pela dependência química, romper o preconceito existente, identificar quem compõe realmente essa população de rua e atingir as causas geradoras de pessoas em situação de rua.

Entre os resultados já conseguidos, estão a adesão do Acre à Política Nacional para a População em Situação de Rua.

“As próximas etapas do trabalho visam a criação do comitê intersetorial de acompanhamento e monitoramento da política estadual para a população em situação de rua, o estabelecimento de uma política pública estadual, e o fortalecimento do processo de inserção das pessoas em situação de rua no contexto social e no mercado de trabalho, com o restabelecimento de seus direitos sociais básicos”, contou Susie.

A agenda finalizou com uma conversa com os defensores públicos (Foto: Diego Gurgel/Secom)
A agenda finalizou com uma conversa com os defensores públicos (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O projeto é desenvolvido em parceria com instituições governamentais como as secretarias de Estado de Direitos Humanos, de Desenvolvimento Social, de Políticas para as Mulheres, de Gestão Administrativa, a Defensoria Pública do Estado, a Prefeitura de Rio Branco e outras instituições.

A agenda de Marcus Edson foi fechada com uma visita à sede da Defensoria Pública do Estado do Acre.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter