Jornal velho vira caixa, papel de ofício antigo se torna bloquinho de escrever, garrafas pet agora são jarros para planta. Quem passa pelo hall da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) todos os dias já está acostumado com as feiras sustentáveis realizadas no local. A última foi realizada durante esta semana, em alusão ao Mês do Meio Ambiente.
Preocupada com as práticas de economia dentro das repartições públicas, a Coordenação de Humanização realiza exposições periódicas na tentativa de minimizar os impactos ambientais durante o trabalho. Ao todo, oito pessoas participam diretamente das ações sustentáveis. A ideia é atrair adeptos ao sistema e expandir os trabalhos elaborados também para o público externo.
Fabiana Morais, coordenadora de Humanização da SEE, relata que este é apenas um dos projetos coordenados na secretaria. “Todos são produtos feitos com matérias recicláveis que colhemos na secretaria e que seriam descartados, como caixas, jornais, papelão e garrafas.”
A responsabilidade socioambiental é insistentemente trabalhada com os servidores, que se unem na prevenção de desastres ambientais. “Este é um trabalho feito dentro do projeto Responsabilidade Socioambiental, também do setor de Humanização, em que buscamos conscientizar nossos parceiros quanto ao descarte do que seria lixo e sua reutilização nas salas.”
Além deste, outros projetos também são realizados voltados para a área da saúde, por exemplo, com participação de profissionais da psicologia, massagista e enfermagem. A coordenação já se prepara para fazer o arraial SEE Caipira, marcado para o próximo dia 7 de julho, na entrada da repartição.