Projeto de mestrado realiza pesquisa na Maternidade Bárbara Heliodora

A aluna do mestrado em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental, da Universidade Federal do Acre (Ufac), Adna Maia, que é fisioterapeuta pélvica, realizou sua pesquisa, intitulada “O uso da laser de baixa potência no alívio da dor, redução de edema e cicatrização de laceração perineal no pós-parto vaginal imediato”, na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.

Sesacre foi parceira importante para o desenvolvimento da pesquisa. Foto: Odair Leal/Secom

A pesquisa foi desenvolvida no período de março a julho de 2021, cujo produto final e resultados foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 21, no mezanino da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), que estabeleceu importante parceria com Ufac para a realização do projeto de mestrado de Adna Maia.

“Obtive uma amostra de 120 puérperas, sendo 60 alocadas no grupo controle e 60 alocadas no grupo experimental. O objetivo da pesquisa foi averiguar a eficácia do recurso laser de baixa potência no alívio da dor, redução de edema e cicatrização de laceração perineal”, explicou Adna.

Em setembro, a mestranda apresentará a pesquisa em um congresso internacional de fisioterapia pélvica, em Curitiba. Além disso, em janeiro de 2022 ela apresentará o produto de seu mestrado para uma banca de mestres e doutores, no Rio de Janeiro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter