Projeto de Inclusão Digital capacita empreendedores

O projeto capacita empreendedores na utilização de smartphones nos negócios (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Projeto capacita empreendedores na utilização de smartphones nos negócios (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Idealizado por servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac), o projeto de Inclusão Digital e Gestão Financeira de Pequenos Empreendimentos visa capacitar empreendedores na utilização de smartphones como ferramenta administrativa dos negócios.  Em fase piloto, o programa iniciou a formação de uma segunda turma no início desta semana, em Rio Branco.

Os 30 empreendedores que participam da capacitação são beneficiários da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e foram convidados pela própria instituição para participar do projeto. As aulas são ministradas durante toda a semana, das 19 às 22 horas, no Colégio Presbiteriano João Calvino.

Para Mafisa, o smartphone pode ser muito útil para divulgação do seu negócio (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Para Mafisa, o smartphone pode ser muito útil para divulgação do seu negócio (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Pedro Souza, coordenador do projeto, destaca a importância dos aparelhos celulares para a gerência financeira dos empreendimentos: “O telefone não tem apenas a função básica de ligar, neles podem ser instalados aplicativos que facilitam a vida financeira dos empreendedores. Hoje em dia, é possível pagar contas e fazer pedidos de mercadoria por celular, por exemplo”.

Contemplada com um pequeno negócio de beleza, Mafisa Garcia de Sousa é dona de um salão e acredita que o smartphone pode ser muito útil para divulgação do seu negócio.

“Hoje em dia, tudo envolve a mídia e a gente quer se atualizar. Quero aprender a utilizar o celular para ampliar a divulgação do meu salão nas redes sociais”, frisou a cabeleireira.

A secretária adjunta de Pequenos Negócios, Silvia Monteiro, observa que a parceria com da SEPN com o Ifac é importante, pois contribui muito com a estratégia do governo do Estado de monitoramento dos pequenos negócios.

“Há todo um trabalho de acompanhamento dos nossos beneficiários, que visa o crescimento dos empreendimentos por meio de qualificações frequentes”, disse.

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