Novo começo

Projeto de horta contribui para ressocialização de menores em conflito com a lei

Talvez pareça simples porém, para centenas de adolescentes que cumprem medidas socioeducativa após atos infracionais, as ações desenvolvidas nos centros socioeducativos dos municípios de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, tem grande importância na reeducação destes adolescentes internos.

O diretor responsável pelo Centro Socioeducativo do Juruá, Cleiton Carvalho, e o do Centro Socioeducativo de Sena Madureira,  Josué Silva, apostaram no cultivo de hortaliças feito pelos próprios adolescentes. Eles cuidam e dão manutenção ao cultivo.

As hortaliças  são incluídas na alimentação dos internos e vendidas para alguns comerciantes e familiares. Os recursos arrecadados são investidos na unidade e muitas vezes em ajuda para as famílias dos internos, que muitas vezes passam por necessidade. Com a venda das hortaliças são compradas cestas básicas distribuídas para estes familiares.

As hortaliças cultivadas são incluídas na alimentação dos internos e vendidas para alguns comerciantes e familiares (Foto: Cedidas)

O presidente do Instituto Socioeducativo no Acre Rogério Oliveira, destaca a importância das hortas e sugere que outros centros deveriam implantar este projeto.

“Tivemos uma boa aceitação e comprometimento de todas as partes envolvidas, gerando empolgação e o bom desempenho dos socioeducandos”, destaca Rogério.