Projeto de design acreano é debatido em evento na Itália

O projeto desenvolvido pelo governo do Acre desde 2012, por meio do Instituto Dom Moacyr, e o Consórcio Del Politécnico Di Milano – Poli.design foi tema de mesa-redonda na Design Library – galeria e livraria, especializada em design e arquitetura, localizada em Milão (Itália).     

Estudantes e profissionais de áreas afins puderam ouvir sobre o projeto que formou, até agora, 35 designers, além de proporcionar a criação de uma linha de móveis de madeira, luminárias e objetos de decoração.

O público pode ouvir sobre o projeto que visa aprimorar a qualidade dos produtos acreanos (Foto: Rachel Moreira/ Setul)
Público pôde ouvir sobre o projeto que visa aprimorar a qualidade dos produtos acreanos (Foto: Rachel Moreira/ Setul)

Para a arquiteta Marlúcia Cândida, uma das participantes do evento e curadora da exposição “25 anos: Chico Mendes Vive Mais” – que ocorre no Espaço Brazil S/A, de 8 a 13 de abril, no Palazzo dei Giureconsulti –, o projeto Acre Made in Amazônia buscou, em primeiro lugar, aprimorar a qualidade dos produtos acreanos criando um design e, em segundo lugar, desenvolvê-lo de forma que o mesmo conversasse com a identidade cultural do povo acreano. “Não nos interessa vender madeira e o mundo fazer design, nos interessa fazer design e vender ao mundo”, afirma.

Para Arturo Dell Acqua Bellavitis, presidente da Faculdade de Design, o conceito das diferentes linhas apresentadas como produto foi desenhado em um processo de formação que envolveu alunos, arquitetos, artesãos de madeira. Juntos, eles identificaram as diferentes almas da cultura local, e a partir daí se criou a identidade, uma “gramática visual acreana”.

Durante o evento, Arturo falou sobre a possibilidade de ampliação da parceria do Poli.Design com o governo acreano, o que irá permitir a ampliação do número de designers no estado. Para Marlúcia Cândida, a intenção do governo é transformar o Acre num centro de referência em designer.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter