Prestigiando a Região Norte em 2013, o “Programa Educação Viária é Vital”, desenvolvido pela fundação espanhola Mapfre, tem como público-alvo os alunos da 6ª à 9ª série para observação, análise e crítica das condições de circulação dentro e fora da escola, estimulando a participação ativa e a disseminação de conhecimento solidário.
Entre os projetos inscritos, está o “Transitando na Escola”, ação da Escola Estadual Zuleide Pereira que foi considerado o projeto destaque de Rio Branco, levando à participação da coordenadora Sannye Sayonara no III Encontro Nacional do Programa Educação Viária, realizado entre os dias 10 e 11 deste mês, em São Paulo.
No Brasil, a ação acontece desde 2004, tendo prestigiado mais de oito mil escolas e quatro milhões de alunos, além de ter capacitado cerca de 100 mil professores para atuarem na educação aplicada ao trânsito.
As atividades tratam de um conjunto de propostas integradas às disciplinas e aulas, dando origem a uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas às escolas, levando-as a implementar ações que visem melhorias nessas condições, passando da escola para o bairro e, logo sem seguida, para as ações na cidade em geral.
Os projetos foram avaliados por uma equipe do Mapfre, com base na análise dos materiais enviados, sendo que cada município recebeu as avaliações e uma devolutiva técnica com indicações sobre os pontos fortes e os desafios de cada projeto participante.