Projeto Cultura Contemporânea: Uma Introdução

Em parceria com a Fundação Elias Mansour, a Fundação Joaquim Nabuco promove uma série de oficinas de cinema, literatura, artes plásticas e música

Aproximar as questões da cultura contemporânea nas suas mais diversas linguagens da população e dos artistas locais é o objetivo do projeto "Cultura Contemporânea: Uma Introdução", que promove cursos de caráter introdutório e formativo em quatro áreas de grande expressão artístico-cultural. Composto pelos módulos de Literatura, Cinema, Artes Plásticas e Música, o projeto faz parte das ações do Programa Estudos da Cultura, promovido pela Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco.  Em parceria com a Fundação Elias Mansour, o projeto abre inscrições para o curso introdutório do módulo de Cinema, com o professor mestre da Universidade Federal de Pernambuco, Rodrigo Almeida, a ser realizado de 16 a 18 de novembro, às 17 horas, na Filmoteca Acreana.

A intenção  é atingir um público amplo e heterogêneo, ávido por conhecer a cultura contemporânea e entender suas relações com a história, a economia, a política e outros universos temáticos. Os módulos serão ministrados por profissionais de reconhecida atuação e contribuição nas áreas abrangidas pelo curso, numa linguagem clara e acessível.

O curso de cinema procura traçar um breve panorama da sétima arte no século XX, através de exposições  e debates acerca de quatro momentos da narrativa cinematográfica: o  primitivo, o vanguardista, o clássico e o moderno. O estudo do módulo pretende lançar discussões fundamentais que apontem os nortes básicos e os direcionamentos iniciais para capacitar os alunos num posterior aprofundamento na história do cinema. Sempre será feito um gancho com a situação do cinema no Brasil e em outras regiões no intuito de diminuir  a carga européia da história.

Quem é Rodrigo Almeida

Formado em comunicação social, com habilitação em Jornalismo e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, o professor Rodrigo Almeida é pesquisador, jornalista, cineclubista, curador, crítico, blogueiro, roteirista e cineasta amador. Ele se destaca nesse campo de conhecimento por ser criador e curador do Cineclube Dissenso e possuir profundo interesse em Cinema, Consumo, Cinefilia, Crítica Cultural, Cinema Marginal, Imprensa Alternativa, Jornalismo Literário, Jornalismo Gonzo, Literatura, Mídias Digitais, Pirataria e Direitos Autorais. Já publicou artigos científicos como: "Cronenberg como Ciência: o Absurdo como Parábola da Realidade" e "Consumo Cinéfilo e Cultura Contemporânea: Um Panorama".  Além disso, escreveu o capítulo O Overmundo como parâmetro de uma crítica digital?No livro "Protocolos Críticos".

INFORMAÇÕES:

Inscrições: Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – DARTES
Rua Senador Eduardo Assmar 1.291 – Gameleira – 2º Distrito
Rio Branco, AC

Período de realização: 16 a 18 de novembro de 2010

Horário: 17h00
Local: Filmoteca da Biblioteca Pública Estadual

Maiores informações : deyse76@gmail.com , kakaomartins@gmail.com

Tel: (068) 3223-8248/9688

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter