Projeto Ciência Itinerante é realizado em Senador Guiomard

Planetário foi uma das atrações do Ciência Itinerante em Senador Guiomard (Foto: Stalin Melo)

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio da Diretoria de Inovação, realizou mais uma edição do projeto Ciência Itinerante, agora em Senador Guiomard, a 25 km da capital. As atividades aconteceram na Escola de Ensino Fundamental e Médio 15 de Junho.

Para esta edição foi disponibilizado o Planetário, onde professores e alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a astronomia e o universo, e o Instituto de Matemática, Ciência, Filosofia e Ética (IMCF), que levou jogos matemáticos, noções de robótica e a bicicleta elétrica, que já vem sendo apresentada em outras edições.

Instituto de Matemática levou diversos jogos para os estudantes (Foto: Stalin Melo)

O Ciência Itinerante em Senador Guiomard alcançou em torno de 2 mil alunos de três escolas, sendo duas urbanas e uma rural. Além da 15 de Junho, participaram das atividades também a Santo Izidoro e a Tufic Assmar.

A coordenadora administrativa da escola, professora Dejanira Silva de Almeida, aprovou as ações realizadas durante o evento. Os alunos também, principalmente o planetário. Mateus Lima Bezerra, do 8º ano, por exemplo, disse que foi possível aprender um pouco mais sobre os planetas.

Bicicleta geradora de energia fez sucesso entre os alunos (Foto: Stalin Melo)

A estudante Evelyn Lorena, também do 8º ano, considerou a experiência de conhecer o Planetário muito produtiva. “As explicações foram bem dadas e, se pudesse, iria novamente”, disse. Elikésia Gregório, do 6º ano, destacou que teve a oportunidade de aprender mais sobre as constelações e os planetas.

A diretora de Inovação da SEE, Cleide Prudêncio, informou que é a primeira vez que o Ciência Itinerante é realizado no município de Senador Guiomard e um dos principais objetivos é envolver alunos e professores nos saberes, divulgando e popularizando a ciência nos municípios.

Avanir Brito, coordenador do núcleo da SEE, além de destacar a importância do evento, disse esperar que a edição possa ser incluída também no calendário do Viver Ciência do ano que vem. “Nossas escolas participam do Viver Ciência em Rio Branco, mas o fato do planetário estar aqui é uma demonstração de que nosso município está disposto a participar desta atividade”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter