Projeto Chico Mendes viabiliza integração entre estudantes e o meio ambiente

Unir o conhecimento teórico da sala de aula com a prática da vivência. Essa é uma das propostas do Projeto Chico Mendes, que nesta quarta-feira, 4, promoveu a visita de estudantes do quarto ano ao Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco.

Projeto Chico Mendes promove debates e conscientiza os jovens (Foto: Gabriela Souza)

A iniciativa, desenvolvida pelo Comitê Chico Mendes, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, compõe a programação das atividades alusivas ao legado do líder seringueiro, homenageado com o nome das instituições.

Assassinado, em Xapuri, há quase 30 anos, Chico Mendes deu voz aos povos da floresta, tornando-se mensageiro da defesa de políticas públicas ambientais pautadas no desenvolvimento sustentável, conservação, inclusão social e cidadania.

Durante o passeio guiado no parque, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com a filha de Chico, Ângela Mendes, que contou sobre a vida do pai e sua vivência pessoal de defesa e integração com o meio ambiente. Eles receberam informação sobre as espécies de animais existentes na área, além de se aprofundarem no rico mundo do folclore acreano: lendas e estórias sobre os encantos da floresta e os inúmeros personagens que nela “habitam”, como o Mapinguari, Caboquinho da Mata, Matita Pereira, Curupira e outros.

Segundo a representante do Núcleo Jovem do Comitê Chico Mendes, Gabriela Souza, cerca de 90% das crianças não conheciam o local. “Foi lindo e emocionante, a interação com as crianças foram fortes e emocionantes”, salientou.

O Projeto Chico Mendes promove debates e conscientiza os jovens sobre o descarte adequado de lixo, o uso racional de água e a preservação da fauna e da flora.

A iniciativa, que se repete nesta quinta-feira, 5, com outros alunos, contou com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, direção do Parque Chico Mendes e Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest