Projeto Bombeiros-Mirins forma 440 alunos

Ao todo, 180 alunos das escolas públicas de Rio Branco estiveram presentes para a diplomação (Foto: Arison Jardim/Secom)

Ao todo, 180 alunos das escolas públicas de Rio Branco estiveram presentes para a diplomação (Foto: Arison Jardim/Secom)

 

Emocionante e divertida foi a cerimônia de encerramento da terceira turma do projeto Bombeiros-Mirins, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13, no Teatro Plácido de Castro. Ao todo, 180 alunos das escolas públicas de Rio Branco estiveram presentes para a diplomação. Mas, no geral, foram formados 440 bombeiros-mirins em todo o Estado.

O evento também simbolizou a aula inaugural da quarta turma de bombeiros-mirins, um projeto desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros do Estado, com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, Polícia Civil e outras instituições. Para este ano, o projeto vai aumentar o número de formandos para 530 em todo o Estado, mantendo 180 para Rio Branco, todos de escolas públicas.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Pires, o projeto já atingiu mais de mil famílias no Acre. Durante o curso de 10 meses, os bombeiros-mirins recebem o uniforme e aprendem sobre respeito, conduta, companheirismo, ordem, natação, primeiros-socorros, salvamento em altura, educação de trânsito e outras atividades, tudo em ações e linguagem específicas para a juventude.

O evento também simbolizou a aula inaugural da quarta turma de Bombeiros Mirins (Foto: Arison Jardim/Secom)

O evento também simbolizou a aula inaugural da quarta turma de bombeiros-mirins (Foto: Arison Jardim/Secom)

 

“Quando fizemos um levantamento sobre os presidiários acreanos, descobrimos que uma boa parcela tem cerca de 19 anos, e eu fico me perguntando se seria diferente se eles tivessem uma oportunidade de fazer parte de projetos como esse. Os bombeiros-mirins é acima de tudo uma maneira de nos aproximamos mais da sociedade e levarmos para as crianças uma boa conduta, tirando-as da possibilidade de mergulharem no mundo das drogas, da prostituição e de outros males”, afirma o coronel.

O projeto Bombeiro-Mirim nasceu em 2010, em Cruzeiro do Sul, idealizado pelo major Moisés, então comandante do 4º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal (Becif), com uma turma de 45 estudantes. Reconhecida sua importância, logo recebeu o apoio do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Pires, e do governador Tião Viana, para sua ampliação. Hoje, segundo o major, o projeto já está em seis municípios: Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Epitaciolândia e Rodrigues Alves.

 

A novidade este ano foi a criação de uma turma especial para as meninas (Foto: Arison Jardim/Secom)

A novidade este ano foi a criação de uma turma especial para as meninas (Foto: Arison Jardim/Secom)

 

A novidade este ano em Rio Branco foi a criação de uma turma especial dentro do projeto voltada para as meninas. Elas tiveram atividades semelhantes às dos meninos. Foram desenvolvidas atividades para que elas se tornem pessoas críticas e saibam se portar dentro da sociedade, trabalhando de maneira preventiva, atuando em situação conflituosa em casa, na escola ou em qualquer meio social. Isso inclui noções de primeiros socorros, combate a incêndios, prevenção ao uso de drogas, higiene pessoal, saúde e prevenção sexual.

Galeria de imagens 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter