Projeto Bombeiro Mirim de Cruzeiro do Sul prepara estudantes para o convívio social

Iniciativa deverá ser implantada também nas outras sedes regionais dos Bombeiros 

015.jpg
012.jpg
016.jpg

45 alunos participam da turma pioneira do curso de bombeiros mirins (Fotos: Onofre Brito/Secom)

O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul executa um projeto pioneiro com estudantes das escolas públicas denominado ‘Projeto Bombeiro Mirim’, que, iniciado em 9 de abril, se estenderá por oito meses e visa "desenvolver indivíduos mais ajustados à convivência social, conscientes do respeito à vida e seus direitos e deveres com o próximo", na definição do comandante da corporação, major Moisés Antônio Silva.

A turma pioneira tem 45 participantes. Eles têm atividades todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 11 horas, envolvendo educação física, futebol e piscina, e participam de aulas onde recebem noções básicas de combate a incêndios, primeiros socorros, salvamento em altura, terrestre e náutico, civismo e cidadania, respeito aos símbolos nacionais, educação no trânsito, prevenção ao uso de drogas, informática, higiene pessoal e educação ambiental. Suas atividades escolares também são acompanhadas pelos instrutores.

Após a consolidação desse curso piloto, o projeto deverá ser levado também para os demais batalhões de Bombeiros que têm sedes na capital, em Tarauacá, Sena Madureira e Epitaciolândia. Para fazer parte do projeto, o aluno tem que ter entre 12 e 14 anos, ser oriundo de escola pública, ter sido aprovado no ano anterior e ter bom comportamento na escola e nas atividades do projeto. Para permanecer no projeto tem que obter boas notas e não se envolver em atos ou práticas ilícitas ou desabonadoras.

Em Cruzeiro do Sul, como conta o major Silva, foi feito um primeiro contato com os pais, quando foi apresentada a finalidade do trabalho. Em breve haverá nova reunião com os pais para apreciação dos resultados obtidos até agora. "Fazemos esse trabalho para que no futuro tenhamos jovens com a conduta e comportamento mais saudáveis para nossa sociedade. Oferecemos atividades para o desenvolvimento integral da criança estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, como disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade e cidadania, entre outras", disse..

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter