Projeto BiblioSesc chega ao Acre

Biblioteca móvel incentiva a leitura nos bairros onde não há oferta de livros

O Sesc Acre lança neste sábado, 13, às 10 horas, em Rio Branco, a unidade móvel do BiblioSesc, projeto desenvolvido pela entidade para facilitar o acesso à leitura da população através de bibliotecas itinerantes. A cerimônia acontece na Avenida Getulio Vargas, no Centro Cultural e Desportivo do Sesc-Bosque.

BiblioSesc é uma biblioteca móvel, montada dentro de um trailer, que vai levar um acervo de mais de 3 mil livros para cidades e bairros que não possuem uma biblioteca. Os livros estarão disponíveis para empréstimo por 15 dias ou para leitura no local.

O projeto está em Rio Branco pela primeira vez e deve permanecer no Sesc/Bosque até o fim deste mês,  prestando atendimentos de segunda a sábado para a população cadastrada. A prioridade para os próximos locais da biblioteca móvel será perto de creches e escolas.

O acervo da biblioteca é formado por literatura brasileira, estrangeira traduzida, literatura infantil e juvenil, livros de complementação escolar (paradidáticos), revistas e periódicos.

BiblioSesc pelo país – Além do Acre, já receberam as novas bibliotecas móveis os Estados do Pará, Roraima, Amapá, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Paraíba, Bahia e Sergipe. Até o fim de 2008, as unidades chegam também ao Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Goiás, Alagoas e Rondônia.

Objetivos do projeto – Expandir a rede de bibliotecas do Sesc, promovendo a leitura no território nacional, ampliando as condições de acesso ao livro e reduzir a exclusão social, conscientizando a população de que o livro é elemento imprescindível (fundamental) ao crescimento intelectual do cidadão.

Cadastro na Biblioteca – Para se cadastrar no BiblioSesc, basta apresentar comprovante de residência e documento de identificação. Crianças menores de 12 anos devem apresentar autorização dos pais para inscrição.

Os serviços de empréstimos são grátis. O horário de funcionamento do BiblioSesc é das 9 às 15 horas. Escolas podem agendar visitas pelo telefone (68) 3212-2824.