Projeto beneficia mulheres em situação de vulnerabilidade social

Mais de 300 mulheres foram contempladas com cursos profissionalizantes (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Mais de 300 mulheres foram contempladas com cursos profissionalizantes (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Referência no Vale do Juruá pelos trabalhos sociais prestados às comunidades carentes, a Fundação Assistencial e Educacional Betel conta com o apoio do governo do Estado. Localizada em Cruzeiro do Sul, a ONG ligada à Igreja Assembleia de Deus tem como público crianças, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A parceria com a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Instituto Dom Moacyr e Senac possibilitou a oferta dos cursos de corte e costura e pintura em tecido para mais de 300 mulheres de baixa ou nenhuma renda. As capacitações fazem parte dos objetivos do projeto de desenvolvimento socioeconômico Verde Moda, executado pela fundação.

Ao todo, 60 mulheres foram contempladas com máquinas de costura, entregues pelo governo, e puderam montar seu próprio empreendimento. “Dependendo da demanda da Fundação, elas são contratadas para nos auxiliar na confecção de fardamento das escolas públicas”, explicou a coordenadora pedagógica da Fundação Betel, Marilete Silva.

As costureiras contratadas pela Betel produzem fardas escolares e confecções em geral, que são vendidas em feiras comunitárias. Parte da renda arrecadada com a venda dos produtos é destinada para manutenção dos abrigos Lar Ester, que acolhe crianças entre zero a 11 anos, e o abrigo comunitário do Projeto Vida Nova, destinado ao acolhimento de meninas em situação de vulnerabilidade ou vítimas de abuso sexual.

As costureiras contratadas pela Betel produzem fardas escolares e confecções em geral (Foto: Maria Meirelles/Secom)
As costureiras contratadas pela Betel produzem uniformes escolares e confecções em geral (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Há um mês participando do projeto, a dona de casa Abilene da Silva, 43 anos, está empolgada com a possibilidade de possuir seu próprio empreendimento. “Eu já costura em casa, mas não tinha muita prática. Aqui aprendi a confeccionar outros tipos de peças, agora pretendo montar meu próprio atelier e ganhar dinheiro com a minha produção”, afirmou.

Cumprindo agenda institucional no Vale do Juruá, o gestor da SEPN, Henry Nogueira visitou a sede do projeto Verde Moda na quarta-feira, 8, e reafirmou o compromisso e parceria com a ONG. “É muito gratificante ver que a sociedade pode contar com iniciativas socais como esta. Nós acreditamos muito neste projeto, que hoje é referência na implantação de pequenos negócios”, destacou.