Projeto Arte de Ser realiza exposição com temática sobre o feminino

“O feminino na arte” é o tema da exposição do projeto Arte de Ser (Foto: Fabiano Carvalho)

“O feminino na arte” é o tema da exposição do projeto Arte de Ser (Foto: Fabiano Carvalho)

 

O projeto Arte de Ser realiza nesta sexta, Dia Internacional da Mulher, às 18 horas, no salão de festas do Pinheiro Palace Hotel, a exposição “O feminino na arte”.

O projeto, fundado em 2009 em Rio Branco pelo psicólogo Fabiano Carvalho e colaboradores, aposta na expressão artística como elemento libertador e transformador do indivíduo com transtorno mental, de sua família e da comunidade em geral. Durante as reuniões semanais, crianças, jovens, adultos e idosos desenham, pintam, escrevem, recitam poesias, tocam instrumentos e cantam.

No evento do dia 8, serão expostos quadros confeccionados na oficina semanal Arte de Ser que trazem a temática do feminino. Também haverá música ao vivo, poesias, tela em branco para pintura coletiva, coquetel, venda de camisetas, quadros, impressões e sorteio de um quadro original.

Com renda destinada à compra de materiais para o projeto, os ingressos podem ser adquiridos a R$10 com os participantes do grupo ou no próprio evento. Além do Hotel Pinheiro, outros apoiadores da exposição são o Afa Bistrô e o restaurante Fogão Mineiro.

Os interessados em participar do projeto devem se dirigir ao Centro da Regional VI, no bairro Sobral (atrás do Restaurante Popular), às quartas-feiras. A oficina se inicia às 14 e segue até as 16 horas.

{xtypo_rounded2}

Afinal, o que é o feminino?

Acima, uma das telas da exposição (Foto: Fabiano Carvalho)

Acima, uma das telas da exposição (Foto: Fabiano Carvalho)

O conceito de feminino tem sofrido muitos estereótipos ao longo da História, mas seus verdadeiros aspectos essenciais, observados na natureza e nas relações humanas, permanecem relevantes e inalteráveis.

O psicólogo Fabiano Carvalho, coordenador do projeto Arte de Ser, justifica a escolha do tema da exposição: “Todos trazemos dentro da nossa humanidade aspectos do masculino e do feminino. Mas os valores mais festejados do mundo contemporâneo pertencem ao masculino. Por exemplo, a objetividade, a rapidez, a racionalidade e a busca de resultados visíveis e imediatos. O feminino frequentemente é esquecido, como as emoções, a subjetividade e a reflexão mais prolongada, princípios que devem ser também valorizados, pois sua ausência gera desequilíbrios graves como a desumanização individual e social. O exercício e a apreciação da arte são alguns dos meios de resgatar a sensibilidade perdida.”{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter