Projeto aproxima adolescentes e crianças da arte musical

Adolescentes e crianças da comunidade dos Pereira têm o primeiro contato com a arte musical (Foto: Assessoria FEM)

Adolescentes e crianças da comunidade dos Pereira têm o primeiro contato com a arte musical (Foto: Assessoria FEM)

Um sonho que parecia distante para um grupo de adolescentes e crianças da  comunidade dos Pereira, zona rural de Epitaciolândia, torna-se realidade com o primeiro contato com a arte musical.  Eles  participam de uma oficina de violão, por meio de um projeto do Ponto de Cultura Mistura de Culturas da Associação de Jovens (AJE) de Epitaciolândia.  O melhor de tudo é que a ação acontece na própria comunidade.

A chuva e a distância não foram obstáculo para que os 28 alunos chegassem à Associação Nova Esperança. Eles vieram de vários lugares, e caminharam pelo ramal até a sede. Na pequena sala, com bancos em madeira, organizaram-se para receber os primeiros ensinamentos musicais.

“Eu estou muito feliz. Nunca teve isso aqui na nossa comunidade. Eu sempre sonhei em ser cantor sertanejo. E agora vou ser”, disse Jackson Silva, 11, com o olhar cheio de alegria.

Formação com criatividade – A intenção é promover um espaço de educação musical na comunidade e aguçar a sensibilidade e criatividade por meio do contato com a linguagem artístico-musical. Serão seis meses de aprendizado, com aulas aos sábados das 14 às 16 horas, com atividades teóricas e práticas, ministradas pelo professor Franscisco de Assis.

Jackson Silva, 11 anos, que sonha em ser cantor, era um dos mais felizes com a oficina (Foto: Assessoria FEM)

Jackson Silva, 11 anos, que sonha em ser cantor, era um dos mais felizes com a oficina (Foto: Assessoria FEM)

“É uma satisfação poder chegar às comunidades e realizar essas formações. O melhor é vermos a alegria dos jovens, crianças e até mesmo de seus pais, que também estão sendo beneficiados”, disse Agleison Rodrigues, presidente da AJE.

“Os Pontos de Cultura são na maioria das vezes um trabalho que os fazedores já realizam em suas comunidades. Esse projeto vem afirmar, reforçar e consolidar essas atividades, potencializando esse fazer”, comenta Francis Mary, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour.

O Ponto de Cultura Mistura de Culturas é  financiado pelo Programa de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e pelo governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter