Projeto Aluno Monitor multiplica conhecimento na zona rural

Iniciativa será apresentada em Brasília no seminário “Casos de Sucesso em Tecnologias Educacionais” promovido pela Secretaria de Educação a Distância

 

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A escola Santiago Dantas atende cerca de 500 alunos, 14 deles já são monitores (Foto: SEE)

Todos os dias a estudante Ivaneide Araújo, do 3º ano do ensino médio, da Escola Rural Santiago Dantas, se desloca cerca de 40 km para realizar um trabalho voluntário que está mudando a vida de muitos colegas de sua escola. Trata-se do “Projeto Aluno Monitor” desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional do Acre (NTE) com objetivo de garantir acesso a educação digital e auxiliar professores e comunidade escolar na utilização dos recursos pedagógicos das novas tecnologias nas escolas da rede pública.

 

“É muito gratificante saber que estou contribuindo com meus colegas. Essa oportunidade de ser monitora vai me abrir portas no mercado de trabalho”, afirma Ivaneide que está passando seus conhecimentos para uma turma de dez estudantes. Outros 14 voluntários entre estudantes e pessoas da comunidade também participaram das oficinas do “Projeto Aluno Monitor” oferecido pelo NTE e já estão democratizando seus conhecimentos dando formação em informática básica para outros alunos.

Localizada no Km 17,  da Transacreana, a escola Santiago Dantas atende cerca de quinhentos alunos, destes, 14 já são alunos monitores. O projeto abraçado pela instituição foi adaptado à realidade local, recebendo a denominação de “Socializando o Saber na Zona Rural do Acre”. A iniciativa já rendeu a formação de todas as turmas do 3º ano do ensino médio com cursos básicos do sistema operacional Linux, seus aplicativos além dos conteúdos educacionais disponibilizados pelo Ministério da Educação-MEC.

A multiplicadora do NTE e responsável pelos laboratórios das escolas rurais de Rio Branco, Nardege Nascimento, conta que para ser voluntário o monitor tem que preencher uma série de pré-requisitos e passar por uma seleção em que são avaliados desempenho escolar, assiduidade, responsabilidade, dinamismo e liderança. “O monitor tem que gostar de informática, pois nosso objetivo é faze com que os alunos saiam daqui com o mínimo de conhecimento das novas tecnologias”, comenta a coordenadora.

Nardege destaca ainda que o projeto será ampliado para todas as escolas da rede pública e a comunidade. “Queremos expandir esse conhecimento para a comunidade, pois entendemos que a escola é um bem de todos”, declara.

Esforço e muita dedicação. Foi assim que Nelsimildo Cacau, concluinte do curso de informática do “Aluno Monitor”, resumiu sua indicação para ser mais um agente disseminador do projeto. “Minha atenção era total durante as aulas. Quero agora aprender mais ainda e passar esse conhecimentos para outros colegas” destaca o aluno.

Projeto será apresentado em Brasília

A experiência bem sucedida da escola Santiago Dantas com o projeto“Socializando o Saber na Zona Rural do Acre” juntamente com mais quatro projetos, três da escola Jose Rodrigues Leite, de Rio Branco e um desenvolvido nas escolas de Cruzeiro do Sul, serão apresentados no próximo dia 21 em Brasília, no seminário “Casos de Sucesso em Tecnologias Educacionais” promovido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED).

Segundo Rosa Braga, coordenadora do NTE estadual, a seleção dos programas acreanos se deu através de registros enviados para a SEED comprovando a aplicação e o êxito das iniciativas, além da perspectiva de continuidade. “Registramos todas as ações através de filmagens, fotografias e textos com depoimentos dos professores e agentes envolvidos”, afirma Rosa. A coordenadora ressalta ainda que o Acre e Mato Grosso do Sul foram os estados da Região Norte com maior número de trabalhos contemplados para o encontro. “Ter 50% dos projetos selecionados para o seminário significa que estamos indo no caminho certo. Na verdade comprova a retomada da inserção das novas tecnologias na pratica pedagógica”, afirma Rosa.

Blog Literarte, Rádio em Alta Freqüência e Minha Terra, todos da escola José Rodrigues e História em Quadrinhos, do NTE de Cruzeiro do Sul são os outros projetos selecionados para o seminário.

             

 

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