Projeto abre piscina da Escola Armando Nogueira para praticas esportivas estudantis

Tião Viana anuncia construção de piscina para saltos ornamentais para incentivar jovens para Olímpiadas de 2016

foto_sergio_vale_2.jpg
 

foto_sergio_vale_4.jpg

A piscina do colégio Armando Nogueira deve sediar competições, treinamento e outras atividades esportivas aquáticas a partir de agora (Foto: Sérgio Vale)

A piscina do colégio Armando Nogueira deve sediar competições, treinamento e outras atividades esportivas aquáticas a partir de agora. A piscina, a única com dimensões olímpicas do Estado, foi inaugurada em 2005, mas atendia apenas os alunos do colégio. Na manhã desta segunda-feira, 18, o governador Tião Viana lançou o programa “Nadando com Armando Nogueira”, que deve atender 18 escolas da capital.

Tião Viana também anunciou que está sendo feito um estudo para a construção de uma nova piscina olímpica, esta agora para saltos ornamentais. O governador disse que as duas piscinas devem ser usadas para preparar os atletas acreanos para as Olimpíadas que deve acontecer no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2016.

Viana disse que o governo do Estado está incentivando as práticas esportivas que têm o caráter profissional e que têm o alto rendimento como meta. Ele ressaltou a importância do projeto lançado no Armando Nogueira e informou que ele tem o apoio do Corpo de Bombeiros, da Universidade Federal do Acre (Ufac) e da Uninorte. “Que esse projeto possa ser o encontro de sonhos, que nós olhemos aqui para as Olímpiadas de 2016, que nós sejamos capazes de pensar grande, de pensar além das fronteiras do Acre imaginando a capacidade competitiva da juventude do nosso Estado. Que os sonhos sejam imensos, que a vontade de vencer seja enorme, que a capacidade de treinar e se dedicar seja muito grande”, disse o governador.

Sobre a nova piscina, Tião Viana afirmou que já conversou com o secretário-adjunto de Esporte e Turismo, Mauro de Deus e com o secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, para que se tenha início os estudos de implantação da piscina olímpica de saltos ornamentais. “Essa é outra atividade esportiva aquática que nós devemos ver incentivada no Estado em pouco tempo”, disse o governador. Para os jovens alunos presentes ao evento, Tião Viana fez um pedido: “Que vocês sonhem e vivam pensando que podem estar no pódio do Brasil e do mundo nas Olimpíadas de 2016”.

O diretor do colégio Armando Nogueira, Gessildo Oliveira, disse que a atividade de natação já vinha sendo realizada há algum tempo com os alunos da instituição, mas que agora está se abrindo a oportunidade para que alunos de outras escolas também possam participar. “Queremos favorecer outras escolas e outras comunidades que não dispõem dessa mesma estrutura”, afirmou.

Daniel Zen disse que o projeto “Nadando com Armando Nogueira” engloba todas as dimensões do esporte aquático. “Engloba a dimensão do esporte e atividade física como promoção de saúde, a dimensão do esporte dentro da atividade curricular, como prática da educação física e também a dimensão do esporte de rendimento, do esporte voltado para a competição e para o alto desempenho”, afirmou o secretário.

Mauro de Deus explicou que o projeto está na primeira fase e deve atender 400 alunos em dois turnos. Já no segundo semestre e nos próximos anos, o projeto deve ser ampliado, atendendo mais escolas e mais alunos. “Esse é um projeto de quatro anos que deve ser ampliado gradativamente. Já neste segundo semestre, devemos atender a mais seis escolas, desenvolvendo treinamento de performance, para aqueles alunos que se desenvolverem melhor, e a iniciação para os que saibam nadar, mas que não tenham tanta qualidade”, destacou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter