A Semana de Ciência e Tecnologia (SNCT) será realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, entre os dias 21 e 27 deste mês. A programação é composta por diversos parceiros, entre eles a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que desde o dia 1° deste mês já realiza atividades ligadas à Semana.
Para os produtores de Feijó, a Embrapa ofertou cursos de produção e utilização de silagem de milho e manejo e alimentação de bovinos leiteiros. Estão previstos ainda cursos de cultivo da banana, com enfoque nas alternativas tecnológicas para convivência com a sigatoka-negra para os produtores de Acrelândia e curso de fruticultura nas áreas de citros, abacaxi e coco para os produtores de Cruzeiro do Sul.
“A Semana de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade de mostrarmos o quanto a ciência está presente na vida das pessoas e, principalmente, que as soluções tecnológicas que a Embrapa desenvolve fazem parte dessa rotina”, afirmou Eufran Amaral, diretor-presidente da Embrapa Acre.
Outra atividade é a “Embrapa & Escola” que vai levar alunos das escolas rurais São Camilo e Duque de Caxias para conhecer a instituição e entender a importância dos trabalhos por ela realizados. Os funcionários da Embrapa também serão contemplados com a programação e terão oportunidade de aprender sobre processamento da Macaxeira e Alimentação Alternativa.
Uma exposição para crianças também fará parte das atividades oferecidas pela Embrapa, é o “Projeto Bisaco: Popularizando a Ciência”, que ficará disponível para visitação entre os dias 21 e 25 deste mês na Praça da Revolução, no centro de Rio Branco. No local serão montadas tendas para receber diversas atividades nas áreas de “Ciência, Saúde e Esporte”, tema da Semana.
Também como parte da Semana de Ciência e Tecnologia a Embrapa vai lançar o “Guia Arbopasto: Manual de identificação e seleção de espécies arbóreas para sistemas silvipastoris”, o evento é aberto ao público e será realizado no dia 25 de outubro no prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), às 9 horas. O evento é aberto ao público.
“Graças à parceria com diversas instituições já temos mais de 40 atividades cadastradas para esse mês da ciência. Essa é a forma que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) encontrou para popularizar o conhecimento, as pesquisas e a tecnologia e o governo do Acre tem promovido essa programação com sucesso há nove anos” Explica Vasti Quintana, coordenadora da SNCT no estado.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada todos os anos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em todos os estados do país, este ano o tema é “Ciência, saúde e esporte”. No Acre a Secretaria de Ciência e tecnologia é a organizadora do evento. A programação completa está disponível nos sites www.sect.ac.gov.br e sem