Programa #Tamojunto previne uso de álcool e drogas entre adolescentes

Programa atua na prevenção ao uso do álcool e outras drogas com adolescentes (Foto: Álefe Souza)

Implantado em sete escolas da capital desde 2014, o programa de prevenção ao uso de álcool e drogas entre adolescentes de 12 e 13 anos #Tamojunto possui uma metodologia que enfatiza o caráter interativo, estimula trocas constantes de experiências entre os participantes por meio de atividades lúdicas que integram elementos do estilo de vida dos adolescentes e suas crenças, fortalecendo o vínculo positivo entre eles.

Estão envolvidos no programa 25 turmas, 25 professores e cerca de 1.000 estudantes do 8º ano de Rio Branco. Em Cruzeiro do Sul, o programa também é executado em sete escolas.

O #Tamojunto consiste em 12 aulas realizadas pelo professor da turma e três oficinas de pais e responsáveis realizadas pelos profissionais de saúde e educação.

“Já temos muitos relatos de pais, professores e dos próprios alunos que comprovam a eficiência do programa dentro da comunidade escolar e isso nos motiva a continuar desenvolvendo esse programa e ampliando o número de escolas que utilizem essa ferramenta na prevenção do uso de drogas entre os adolescentes do Acre”, disse a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Márcia Aurélia dos Santos.

O #Tamojunto é um dos três programas de prevenção existentes no estado. Além dele, o Jogos Elos e o Famílias Fortes são desenvolvidos com o mesmo objetivo de prevenir o uso de drogas entre os estudantes.

Durante toda esta semana, até a sexta-feira, 28, profissionais da educação e saúde estão passando por capacitação para multiplicadores dos programas, que ocorre na Biblioteca da Floresta, centro de Rio Branco.

“Essa capacitação é dividida em dois módulos que visam a familiarização com o programa e habilitar esses formadores para treinar os facilitadores que irão atuar diretamente com as crianças e adolescentes dentro de sala de aula e com a família”, explicou a facilitadora do Ministério da Saúde (MS), Rebeca Chabar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter