O programa Shane Hui – A Voz da Aldeia deste sábado, 27, gravado no estúdio da Rádio Aldeia, em Rio Branco, terá como convidado o líder Yawanawa, Tashka Peshaho Yawanawa. A apresentação é feita pelo jornalista Nelson Liano Jr., com sonoplastia do DJ Jean Ney, e a cada edição trará um convidado para conversar sobre os cantos indígenas. O programa vai ao ar no sábado, às 8h30, nas rádios Aldeia FM e Difusora Acreana.
O programa foi idealizado pela secretária extraordinária de Povos Indígenas do Estado (Sepi), Francisca Arara, e do artista Mapu Huni Kuî, com o objetivo de criar um espaço que possibilite o diálogo entre todas as etnias indígenas presentes no Acre e a divulgação das culturas musicais destas sociedades.
“Hoje a música indígena é uma base dessa retomada forte e cultural que as aldeias estão tendo em todo estado, aliás em todo o Brasil. A música se tornou um instrumento de reversão do aculturamento que esses povos indígenas sofreram. Então, a ideia desse programa é, todos os sábados, ter esse espaço para divulgar as músicas indígenas, para falar de algumas questões sociais e culturais”, afirma o apresentador do programa, o jornalista Nelson Liano Jr.
“Eles tiveram essa ideia, então apresentei a nossa secretária de Comunicação, Nayara Lessa, que deu todo o apoio, juntamente com toda a equipe da rádio Aldeia, Floriano e o DJ Jean Ney, todos apoiaram, e daí a gente antecipou o primeiro programa para o dia 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas”, conclui o jornalista, que acrescenta que, em breve, algumas edições serão gravadas diretamente das aldeias.
Para o líder Yawanawa, Tashka Peshaho Yawanawa, convidado desta semana do Shane Hui, o programa é de extrema importância para que haja uma divulgação do canto indígena no estado. “A música indígena ultimamente tem sido muito divulgada lá fora e não divulgar aqui faz com que a nossa voz enfraqueça um pouco. Nós temos que fortalecer localmente, depois no mundo”, afirma.
No último sábado, 20, o líder Yawanawa tocou com o mundialmente conhecido DJ Alok, durante uma apresentação gratuita realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para comemorar os 64 anos da capital do Brasil. Na ocasião, foi lançado também o álbum O Futuro é Ancestral, resultado de mais de 500 horas de trabalho em estúdio e com mais de 50 músicos indígenas.
“Subir naquele palco da pirâmide e cantar para um milhão de pessoas no aniversário de Brasília foi um momento ímpar, com muita energia, com muita força do público, com a gente do amor, do carinho”, afirma Tashka Yawanawa.
O programa Shane Hui – A Voz da Aldeia é apresentado pelo jornalista Nelson Liano Jr., com sonoplastia do DJ Jean Ney, e a cada edição trará um convidado para conversar sobre os cantos indígenas.
O programa vai ao ar no sábado, às 8h30, nas rádios Aldeia FM e Difusora Acreana.