Programa Senac de Gratuidade

São mais de 900 vagas em cursos técnicos para pessoas com baixa renda em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

entrevista_senac_foto_val_fernandes_1.jpg
entrevista_senac_foto_val_fernandes_2.jpg

Abrão Maia explica que programa é fruto de parceria entre a instituição e o governo federal (Foto: Val Fernandes/FEM)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Acre amplia em 2010 suas atividades sociais e abre as inscrições para o Programa Senac de Gratuidade. Este ano, o Senac está oferecendo 900 vagas gratuitas em seus cursos profissionalizantes que objetivam inserir as pessoas com baixa renda no mercado de trabalho. Os cursos vão de formação inicial ao nível técnico, como cabeleireiro, manicure, garçom, técnico em enfermagem e outros. As inscrições vão de 13 a 27 deste mês.

A grande novidade é que este ano as inscrições serão realizadas pela internet, através do site do Senac. “Ano passado tivemos mais de 3 mil inscritos, gerando tumulto. Com a internet será mais fácil, e esperamos uma maior procura”, explica  Abrão Maia, diretor de educação do Senac. Para quem não puder fazer a inscrição pela internet, o Senac também estará disponibilizando terminais para a realização das inscrições em sua sede.

No ato da inscrição, o participante deve preencher um questionário socioeconômico. Hirlete Meireles, diretora regional do Senac, explica que os critérios de seleção serão rígidos e avaliados através dos itens: ordem de classificação no índice PGS (índice calculado pelo próprio Senac que leva em consideração, por exemplo, a renda familiar bruta), quantidade de vagas oferecidas no curso escolhido pelo candidato e apresentação dos documentos exigidos para a matrícula. O resultado das inscrições nos cursos gratuitos sai dia 29 de fevereiro.

Outra grande novidade é que o programa também irá oferecer vagas para o Senac de Cruzeiro do Sul. O Programa Senac de Gratuidade é fruto de um acordo firmado pela instituição com o governo federal. Este ano houve um aumento de 200 vagas em relação a 2009 e os recursos estão orçados em R$ 1,5 milhão. Mais informações no site do Senac.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter