O programa Segurança e Cidadania estreou na tarde de quinta-feira, 5, pela Rádio Difusora Acreana, integrada ao Sistema Público de Comunicação. A Fundação Aldeia e as assessorias de comunicação dos órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública são os idealizadores da atração. A primeira edição teve como tema o projeto guarda-mirim, tendo como entrevistado o major Denilson.
O semanário vai ao ar todas as quintas-feiras, às 17 horas, apresentado por Pedro Paulo e a tenente Marta. Seu objetivo é levar ao conhecimento dos cidadãos as ações dos órgãos que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública, que são o Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Instituto de Administração Penitenciária, Secretaria de Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública. O intuito também é incutir na população a responsabilidade da segurança coletiva e o autocuidado.
De acordo com o diretor de produção da Fundação Aldeia de Comunicação, Alexandre Nunes, o programa, além do papel de informar, tem uma relevância social, de utilidade pública. “A comunicação tem um papel ímpar na construção da cidadania e do um Estado democrático de direito. Da mesma forma, a segurança pública é um preceito fundamental que visa também garantir estes. Aliar esses dois instrumentos é nosso dever como comunicadores públicos”, comenta.
O assessor da Polícia Civil e apresentador do programa, Pedro Paulo Tavares, afirma que essa é uma oportunidade que se tem de aproximar o cidadão dos órgãos de segurança pública, com a sensação de intimidade que o meio radiofônico proporciona para o ouvinte. “Nossa linguagem é bem dinâmica, educativa e, sobretudo, informativa. Queremos não somente conscientizar a população dos seus direitos e deveres, mas queremos estabelecer um elo de parceria com eles”, conta.
Segurança e Cidadania está estruturado em dois quadros – um deles sobre as principais notícias que envolvem a segurança pública, o Roda de Notícias. Também conta com a participação dos ouvintes, seja pelos telefones da própria Rádio Difusora e brevemente também via e-mail, com as principais dúvidas dos espectadores.