Mais de dois mil homens já realizaram exames e consultas para combater e diagnosticar doenças precocemente
Em 2009, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH), que promove e o acesso do publico masculino aos serviços de saúde. No Acre, a ação teve início com a caravana do Movimento pela Saúde Masculina que realizou atendimentos e consultas no caminhão-consultório. Agora, a ação se expande para os municípios.
O programa já foi implantado em cinco municípios: Rio Branco, Feijó, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Xapuri, totalizando mais de duas mil consultas e exames.
Segundo o coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem, Mauro Trindade, o programa tem como objetivo chamar a atenção da população masculina para a realização e prevenção de doenças como câncer de próstata, disfunção erétil e câncer de pênis.
“Muitos só procuram uma unidade de saúde quando estão com uma doença com o quadro bem avançado. Estamos modificando esse conceito de que homem não precisa ir ao médico, a saúde masculina deve começar na infância, mas a partir dos 40 anos, em virtude do problema prostatismo, é que o homem precisa se cuidar melhor. A prevenção masculina pode evitar doenças sérias e até complicações conjugais”, destaca Mauro.
“A ação que começou em março de 2011 por meio da caravana do Movimento pela Saúde Masculina, se expande aos municípios acreanos realizando consultas e atendimentos destinados a homens a partir dos 19 até acima de 70 anos de idade. Mas o foco principal, além dos atendimentos, é a capacitação de profissionais de saúde para que possam dar continuidade ao trabalho em cada município que foi implantado o Programa Saúde do Homem”, explica.
Nos próximos dias serão beneficiados os municípios de Tarauacá e Sena Madureira que contarão com uma verba adicional do Ministério da Saúde.