Programa Ruas do Povo é um dos principais beneficiados com recursos do BNDES

Convênio garante mais de 54% do montante necessário para a conclusão dos 655 quilômetros de ruas que serão pavimentadas em todo o Estado

ruas_do_povo_manuel_urbano_foto_gleilson_miranda_091.jpg

O Ruas do Povo é um dos mais ousados programas de infraestrutura urbana já realizado no Estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governo do Estado fez o anúncio das obras que serão realizadas com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em solenidade no auditório da Secretaria da Fazenda, na manhã desta segunda-feira, 11. Entre os programas beneficiados, um dos mais importantes é o Ruas do Povo, que já está sendo executado em todo o Estado pelo governo com recursos próprios. O banco deve investir cerca de R$ 334,2 milhões, o que deve se juntar à contrapartida do governo do Estado para a pavimentação de 2,4 mil ruas, gerando mais de 4,2 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos.

O Ruas do Povo é um dos mais ousados programas de infraestrutura urbana já realizado no Estado. O governo pretende pavimentar com tijolos ou com asfalto as ruas de todos os municípios acreanos. Para se ter ideia do que isso representa, serão usados 490 mil metros cúbicos de barro, 45 mil milheiros de tijolos, 140 mil metros cúbicos de brita, 100 mil metros cúbicos de areia, 1,7 milhão de metros quadrados de asfalto e empregadas cerca de 1,2 mil máquinas. O dinheiro do BNDES garante mais de 54% dos recursos necessários para a conclusão dos 655 quilômetros de ruas que serão pavimentadas em todo o Estado. Além desses, há outros recursos que são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que é executado pelo governo federal.

ruas_do_povoarte_dv.jpg

O governo do Estado já dispõe de mais de 90% de todo o montante de que vai precisar para a conclusão do programa com 100% das ruas do Estado pavimentadas

Juntando-se aos recursos próprios, o governo do Estado já dispõe de mais de 90% de todo o montante de que vai precisar para a conclusão do programa com 100% das ruas do Estado pavimentadas. As obras já estão em andamento e o governo já está realizando a entrega de ruas pavimentadas na capital e no interior. Nas sexta-feira, 8, por exemplo, o governador Tião Viana entregou 30 ruas na região da Baixada do Sol, localidade de maior densidade demográfica da capital. “O programa é completo e trata da pavimentação de ruas, com a construção do sistema de saneamento integrado que vai desde a drenagem e esgotamento sanitário à implantação de tubulação de água”, afirmou o diretor-presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Gildo César.

O Depasa é o órgão estadual encarregado da execução das obras do Ruas do Povo. Gildo César afirmou que o programa está sendo muito plural do ponto de vista da participação popular. Ele garante que há a participação de todos os segmentos na discussão de suas prioridades, principalmente a participação do segmento do movimento comunitário dos 22 municípios. “Nós estamos trabalhando a concepção, a escolha, o modo, o jeito de fazer com o povo, com os moradores das ruas e, principalmente, fazendo fóruns comunitários e dizendo a todos o quanto é necessário que eles estejam sendo os fiscais desse nosso programa.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter