Programa Ruas do Povo é lançado em Xapuri e Epitaciolândia

Mais de seis milhões de tijolos serão utilizados para pavimentar todas as ruas dos dois municípios

foto_sergio_vale_5201351351.jpg
foto_sergio_vale_102103541351.jpg

Programa Ruas do Povo, que em quatro anos vai pavimentar todas as ruas do Acre, foi lançado nos municípios de Xapuri e Epitaciolândia nesta sexta-feira, 17 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Luiz Antônio de Oliveira é um senhor de 77 anos, comunicativo e otimista, apesar do peso da idade e das limitações físicas impostas pela vida. Ele mora sozinho numa casa de madeira na rua Chico Mendes, no centro de Xapuri e todos os dias ele enfrenta um transtorno para sair de casa. No verão, a dificuldade é a poeira. No inverno chega a ser pior, e a cadeira de rodas que o transporta tem que atravessar a lama e as poças de água que se formam na rua.

“Agora vai mudar tudo. Minha vida vai mudar. Eu sou a pessoa mais sofrida daquela rua. Só eu e Deus sabemos as dificuldades que eu passo. É muito difícil, ninguém imagina. Com o tijolo será uma facilidade sem tamanho. Me locomover será bem mais fácil”, desabafou.  

A realidade de seu Luis e de milhares de famílias em todo o Acre vai, de fato, mudar com a chegada da pavimentação, um compromisso assumido pelo governador Tião Viana durante a campanha, e que ele está apressado em cumprir. A meta é não deixar nenhuma rua no Acre sem tijolo ou asfalto e, para isso, ele tem percorrido todos os municípios, acompanhado do diretor geral do Departamento de Saneamento e Pavimentação, Gildo César Pinto.

“Eu não quero mais ver uma mãe arrumando seus filhos num dia de domingo, para um culto ou um passeio, e ter que sair com eles usando sacolas plásticas nos pés para não se sujar, ou passar o verão tossindo por conta da poeira. Tem que haver dignidade para as famílias e isso significa não enfrentar poeira ou lama”, disse o governador Tião Viana.

O programa Ruas do Povo, que em quatro anos vai pavimentar todas as ruas do Acre, foi lançado nos municípios de Xapuri e Epitaciolândia nesta sexta-feira, 17. Na cidade de Chico Mendes serão pavimentados 18 quilômetros de ruas e na fronteira acreana, mais 27 quilômetros, uma tarefa que vai exigir mais de seis milhões de tijolos. As olarias municipais não têm condições de fornecer todo o tijolo necessário, por isso o governador também autorizou o fornecimento por empresas da capital.

governador_foto_sergio_vale54036485545454.jpg

“Agora vai mudar tudo. Minha vida vai mudar. Com o tijolo será uma facilidade sem tamanho. Me locomover será bem mais fácil”, desabafou Luiz Antônio de Oliveira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O prefeito Bira Vasconcelos, de Xapuri, pediu a compreensão da população durante as obras e convidou cada morador a ser fiscal, observando o andamento dos trabalhos.

José  Ronaldo, prefeito de Epitaciolândia, agradeceu ao governador pela parceria na pavimentação das ruas. “É importante oferecer à população uma rua pavimentada, com água nas torneiras e esgoto tratado”, disse.

ETA vai garantir água 24 horas nas torneiras de Epitaciolândia e Brasileia

O governador Tião Viana autorizou o início da obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) em Epitaciolândia, com capacidade para 90 litros por segundo. As duas outras unidades que estão em funcionamento na região da fronteira, cada uma com capacidade para 60 litros por segundo, vão continuar ativas.

“Água, esgoto e pavimentação. Isso é saneamento em sua forma mais completa. Estamos falando em saúde, em qualidade de vida, em prevenção de doenças, em dignidade. Num momento em que o desafio do Alto Acre é se preparar para a industrialização e a ligação com o Pacífico, isso é extremamente importante. A região está se transformando num pólo modelo em infraestrutura”, disse o governador Tião Viana.

governador_foto_sergio_vale_105454656442132312.jpg

“Eu não quero mais ver uma mãe arrumando seus filhos num dia de domingo, para um culto ou um passeio, e ter que sair com eles usando sacolas plásticas nos pés para não se sujar

A obra deve durar 120 dias e vai garantir água nas torneiras das famílias de Epitaciolândia e Brasileia 24 horas por dia.

O diretor do Depasa, Gildo César, informou aos prefeitos que uma equipe especialista em projetos está à disposição para auxiliar na elaboração de cartas propostas para a Funasa, em busca de recursos para tratamento de esgoto. “Ou seja, além de água tratada nas torneiras, todas as ruas pavimentadas, todo o esgoto também terá 100% de tratamento. Esse é o nosso compromisso”, comentou.


Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter