O governo do Estado, por meio do Programa Rota da Qualidade, executado através do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/AC), promoveu nesta sexta-feira, 10, a Operação Dia das Mães em comércios do centro da capital. A ação contou com a participação do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor do Ministério Público.
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A segunda data de maior movimentação no comércio no país, após o natal, o Dia das Mães também aquece o mercado acreano. Por isto, visando garantir que o comércio esteja em conformidade com a legislação vigente, as visitas dos técnicos ocorrem desde o dia 22 de abril, no interior do estado, e seguem até a próxima semana na capital para orientar comerciantes sobre a importância do cumprimento das normas para a harmonização das relações de consumo.
Pelo Procon, os empresários são instruídos acerca da lei consumerista, e também são verificadas as políticas de trocas da empresa, presença do Código de Defesa do Consumidor (CDC) visível aos consumidores, precificação correta de produtos, formas de pagamento, dentre outros.
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Os técnicos do Ipem atuam verificando a precificação, a segurança dos materiais consumidos, e se estes produtos possuem certificação do Inmetro, bem como etiquetas com a composição discriminada, visando aferir a qualidade do que está sendo comercializado.
A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, destaca que o foco do programa Rota da Qualidade é atuar primando pela transparência, prevenção e educação para o consumo.
“ Nós estamos atuando nesse viés educativo, principalmente para que os estabelecimentos realizem as boas práticas da relação de consumo para que possamos garantir sempre o equilíbrio e essa harmonização, conforme preconiza o nosso CDC”, enfatizou a presidente.
A presidente do Ipem, Hérica Granzotto, falou sobre a importância da ação para o consumidor final.
“Estamos aqui hoje reunidos mais uma vez no programa Rota da Qualidade para garantir a segurança do consumidor que está vindo fazer as compras do Dia das Mães para verificar a questão da precificação, a segurança, se os materiais consumidos estão com o selo da qualidade que é o selo do Inmetro.
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A lojista Marina Queiroz, recebeu a visita do Rota da Qualidade e declarou que a fiscalização garante proteção tanto dos consumidores quanto dos comerciantes.
“Acho muito importante porque através da ação também ficamos esclarecidos. Como uma troca, a gente não é obrigado a fazer a troca, e numa dessas vindas do Procon, fiquei ciente dessa situação. Acho legal até para o consumidor porque hoje estou como lojista, mas quando vou comprar também quero os meus direitos, então é uma troca”, afirmou.
A dona de casa Claudenice Barreto falou da relevância da fiscalização para os consumidores.
“ Acho muito importante esse serviço de vocês porque verificando os valores, a gente não sai lesado, tem que verificar porque às vezes você acha que é coisa de primeira e quando vai ver não é”, afirmou.
Dicas de compras para o Dia das Mães
O Procon/AC sugere algumas dicas para que os consumidores realizem suas compras de forma segura.
Planejamento e pesquisa: É muito importante que o consumidor planeje-se com antecedência e realize pesquisa de preços para a hora das compras, principalmente neste período de ofertas, deve-se estar atento para não se endividar.
Cuidado com sites falsos: não clique em links encaminhados, por exemplo através de e-mails e pelas redes sociais, como o WhatsApp, pois podem se tratar de mecanismos maliciosos para captar dados pessoais do consumidor. Sempre pesquise também nas compras online, o CNPJ, o endereço da empresa e telefone para contato. Deve-se também verificar a presença do cadeado no canto esquerdo do navegador, o que indica uma compra segura, ante se inserir dados do cartão de crédito, por exemplo.
Política de troca: Nas compras feitas em lojas físicas, o fornecedor só é obrigado a trocar a mercadoria se nela houver algum defeito, já no caso de compras feitas de forma online o cliente ao receber o produto e não ficar satisfeito pode realizar a troca em um período de até 7 dias.
No caso de dúvidas ou denúncias o consumidor pode entrar em contato com o Procon/AC, por meio dos canais de atendimento da autarquia, o disque-denúncia 151, telefone/WhatsApp 3223-7000, da plataforma consumidor.gov.br, um site disponível para o registro de reclamações que também funciona como aplicativo, disponível tanto para Android quanto iOS, e presencialmente nos guichês do Procon na Oca, mesmo após a realização das compras de Dia das Mães.