Programa REM Acre recebe auditoria financeira para analisar a execução dos recursos no ano de 2022

Por Arinelson Morais

O Programa REM Acre – Fase II, por meio da sua unidade executora, a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), está recebendo, esta semana, uma equipe de auditores para examinar o cumprimento dos arranjos de financiamento acordados pelo programa durante o exercício de 2022.

A auditoria cumpre a legislação brasileira e os requisitos e compromissos estabelecidos no contrato de financiamento e acordo em separado, firmados entre a Seplan e a instituição financeira alemã KfW .

A equipe financeira da Unidade de Coordenação do Programa REM Acre dá todo o suporte necessário para a análise de documentos, contratos e aquisições feitas durante o ano de 2022. Foto: Arinelson Morais/Seplan

A auditoria está sendo realizada pela empresa Sá Leitão Auditores, que analisa se os recursos recebidos pelo programa foram aplicados em conformidade com as condições do contrato, conforme os subprogramas e atividades definidas na estratégia de repartição de benefícios.

A equipe de auditores analisa contas, contratos, processos de aquisições, verificando inclusive o estado de conservação e funcionamento dos bens adquiridos durante a Fase II. Ao total, foram visitadas quatro secretarias, três autarquias e uma fundação, para a verificação e vistoria de 27 equipamentos eletrônicos e 17 veículos, sendo 14 carros, duas motos e um quadriciclo.

A auditoria está sendo realizada por uma empresa independente, sem ligação com o poder público, seguindo as orientações do contrato de financiamento e acordo em separado. Foto: Kauã Oliveira/REM

Segundo a técnica em gerenciamento financeiro e patrimonial da Unidade de Coordenação do Programa REM Acre (UCP-REM), Kássia de Araújo, a auditoria “é muito importante para a execução financeira, principalmente na área de aquisição de bens e de processos, comprovando que as metas estabelecidas pelo o KfW estão sendo realizadas”.

O auditor Gabriel de Sá afirma que o processo de auditoria é a comprovação de que os acordos firmados estão sendo cumpridos. Foto: Arinelson Morais/REM

Para o auditor Gabriel de Sá, o processo de auditoria traz segurança e confiabilidade para os resultados entregues pela equipe gestora do Programa REM Acre: “A auditoria é de suma importância para a transparência do que está sendo realizado na secretaria, dessa forma o Banco KfW vai ter ciência do que está sendo executado”, destacou.

O Programa REM é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e Reino Unido, por meio do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido (Beis), por meio do KfW, para implementação de projetos voltados à conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter